Novos testes de Pequim e Londres revelam doping em 45 atletas

Londres 2012 revela mais 15 amostras de doping / Foto: Oli Scarff / Getty Images

Rio de Janeiro - A onda de retestagens de amostras das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Pequim 2008) trouxe à tona que 45 atletas fizeram uso de substâncias proibidas durante suas participações. 

A informação, anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira, dá conta de que das amostras de Pequim, 30 resultaram em análises adversas provisórias (ainda precisam ser confirmadas) e, em Londres, 15 delas trouxeram uso de doping. 

A identidade dos flagrados não foi revelada pelo COI. "As novas análises mostram uma vez mais o comprometimento do COI na luta contra o doping", declarou o presidente da entidade, Thomas Bach. 

Ao todo foram testadas 1.243 amostras dos dois últimos Jogos Olímpicos. Os resultados estão sendo repassados para os comitês olímpicos e para os atletas de cada país aos poucos. A partir daí começarão as punições, que deve ser banimento total dos Jogos do Rio para todos os atletas flagrados no doping. 

O COI já havia feito uma onda de reanálises e essa segunda focou mais em medalhistas. Das 30 amostras flagradas em Pequim, 23 eram de medalhistas, sendo 30 atletas de quatro esportes e de oito países diferentes. Nos 15 exames de Pequim, os atletas representavam nove países diferentes, em duas modalidades apenas. 

Veja Também: 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook