Nuzman cita "momento desafiador" do país no acendimento da tocha

Nuzman agradece Thomas Bach por abrir delegação para atletas refugiados / Foto: Getty Images / Milos Bicanski

Rio de Janeiro - A chama Olímpica foi acesa nesta quinta-feira (21), em Olímpia, na Grécia, marcando o início do revezamento da tocha dos Jogos Rio 2016.

Durante a cerimônia, Carlos Nuzman, presidente do Comitê Organizador, destacou a importância dos valores Olímpicos em um momento desafiador para o Brasil, que vive o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Confira o discurso na íntegra:
 
"É com grande emoção e energia que estamos aqui hoje, em Olímpia, a terra sagrada dos Jogos Olímpicos. A história mostra sua face mais poderosa quando vemos os arredores deste local. Vemos as colinas e respiramos o ar, sob o mesmo sol, que a civilização grega muitos séculos atrás. Os gregos, como a história nos conta, nos deram três dos mais valiosos valores da sociedade moderna: a paixão pelo esporte, a paz e a solidariedade. Decidimos por estas palavras, entre tantas outras, senhoras e senhores, porque elas nunca foram tão inspiradoras para o povo de nosso país como são agora.
 
Como um brasileiro orgulhoso, venho a este solo sagrado para prestar nossas homenagens ao Movimento Olímpico. É uma honra viver este sonho. O sonho dos Jogos Olímpicos no Rio, o primeiro na América do Sul. Vamos lembrar esse momento para sempre. Os Jogos Olímpicos brasileiros começam hoje com o acendimento da chama Olímpica, que significa esperança para todos nós. Ela traz a luz da paz e do espírito de Trégua Olímpica. Ela também traz uma mensagem que pode e irá unir o nosso querido Brasil, um país que vive um momento desafiador na sua busca por um futuro melhor. 
 
O significado fundamental dos Jogos Olímpicos é a lição de que temos de fazer tudo pelas próximas gerações. Ninguém pode construir o futuro sozinho.
 
Somos humildemente gratos ao presidente Thomas Bach e ao Comitê Olímpico Internacional por sua liderança, ajuda e apoio. A contribuição de cada pessoa do COI – funcionários, diretores, membros honorários e membros – foi vital. E nós os agradecemos por estarem conosco nesta incrível jornada. Eles acreditaram no nosso sonho e nos ajudaram a construí-lo.
 
Também gostaria de agradecer e parabenizar o presidente Bach por ter aberto os Jogos do Rio à delegação de refugiados. Será nossa honra, presidente, abrir as portas da cidade maravilhosa do Rio e de nosso país a eles.
 
Estamos aqui graças à gentileza e dedicação do Comitê Olímpico Helênico. Quanto mais viemos à Grécia, mais bem vindos nos sentimos. Obrigado, meus amigos.
 
A lista continua: o povo brasileiro, o governo brasileiro – federal, estadual e municipal -, patrocinadores, meus colegas do Rio 2016, o Comitê Olímpico do Brasil e, é claro, nossos atletas, os principais atores dos Jogos. Aqui estamos representados, com grande honra, pelo bicampeão Olímpico Giovane Gávio, o primeiro brasileiro a correr com a tocha.
 
Nos momentos mais difíceis, aprendemos o real significado da amizade. Com paz no meu coração, presto meus tributos às Federações Internacionais e Comitês Olímpicos Nacionais do mundo. Eles nos ajudaram a construir e organizar Jogos melhores.
 
O Rio está pronto para fazer história. Estas são as mesmas palavras que usei em Copenhagen, quando nós ganhamos (o direito de sediar os Jogos). Estamos muito orgulhosos de ter chegado tão longe, surfando por algumas das ondas mais desafiadoras que o Movimento Olímpico já viu. Alcançamos nossos objetivos porque nunca estivemos sozinhos.
 
Me permitam finalizar falando com os meninos e meninas deste mundo. Eu os alcanço ao conversar com os meninos e meninas que estão aqui hoje, na sagrada Olímpia, esta terra abençoada. Não desistam de seus sonhos. Sonhos são divertidos. Sonhos nos fazem mais felizes. Sonhos nos fazem melhores.
 
Se tivéssemos duvidado, mesmo que por um segundo, eu não estaria aqui hoje.  E conto a vocês que meu coração está cheio de emoção. Emoção de um atleta Olímpico, algo que Deus me permitiu escrever em minha biografia.
 
Vamos viver esse sonho juntos. O Brasil espera por todos vocês. Os Jogos Rio 2016 estão destinados a serem uma realidade maravilhosa e a chama Olímpica vai nos guiar ao futuro que merecemos.
 
Efcharistó, merci, thank you, muito obrigado."
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook