NY Times relata preoupação de campeãs olímpicas com zika

Seleção americana / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Depois de o governo brasileiro ter se pronunciado no sentido de que não cancelará ou adiará os Jogos Olímpicos Rio 2016 por conta da epidemia de zika vírus que atinge o país, foi a vez do maior jornal do mundo repercutir a questão. 

Na edição deste sábado, o New York Times trouxe a questão da doença e a relacionou, por exemplo, com a seleção feminina de futebol dos EUA, atualmente campeã olímpica, que precisará viajar para várias cidades devido ao torneio olímpico ser em seis sedes diferentes. 

O risco de contrair a doença pode ser maior, e o jornal deixa isso claro ao criticar Manaus, uma das sedes. "A isolada porta de entrada para a Amazônia, onde canais cobertos com lixo e esgoto foram evidenciados durante a Copa do Mundo de 2014", escreve. 

"O futebol ajuda a ilustrar a posição conflitante e estranha que atletas do sexo feminino podem ser colocadas se considerarem viajar para o Brasil e arriscar ter complicações na gravidez que podem ser causadas pelo vírus, que é transmitido por um mosquito", emenda o NYT. 

A matéria não cita preocupações específicas de determinadas jogadoras ou membros da comissão técnica mas fontes afirmaram ao jornal que a apreensão dentro da equipe é grande ao ponto de atletas que eventualmente pedirem dispensa não serem repreendidas. 

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook