Obras das Arenas Cariocas entram na fase final

A Arena Carioca 3, que receberá competições de Esgrima, taekwondo e judô paraolímpico em 2016 / Foto: Renato Sette Camara / EOM

Rio de Janeiro - A construção das Arenas Cariocas do Parque Olímpico Rio 2016, na Barra, entrou na reta final. Começou em janeiro a colocação dos pilares de madeira da fachada das três instalações, que receberão seis modalidades olímpicas — basquete, esgrima, taekwondo, judô, luta livre e luta greco-romana — e outras quatro paraolímpicas — basquete em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas, bocha e judô.
 
A fachada será composta por 285 pilares de madeira de pinho tratada em autoclave, o que aumenta a resistência e durabilidade. O material foi produzido na Europa e trazido em módulos para o Brasil. As obras, de responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, são coordenadas por Riourbe e Empresa Olímpica Municipal (EOM), e realizadas pela concessionária Rio Mais. A conclusão está prevista para o terceiro trimestre deste ano.
 
Esta é a segunda fase da colocação da fachada. Em dezembro, os ginásios foram preparados para receber a estrutura. Foram fixados chumbadores e, ao longo das laterais, colocada uma viga metálica que auxilia no travamento e fixação da estrutura. A fixação é feita com parafusos em uma base de aço inox. Entre os pilares, haverá telas de alumínio com formato sinuoso, que serão encaixadas em módulos e colocadas conforme os pilares são fixados.
 
Após os Jogos Olímpicos, as Arenas Cariocas farão parte do Centro Olímpico de Treinamento, voltado para atletas de alto rendimento.
 
Arenas Cariocas 1, 2 e 3
Conclusão: Terceiro trimestre de 2015
 
Arena Carioca 1
Capacidade: 16.000 lugares
Modalidades: Basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas
 
Arena Carioca 2
Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paraolímpica
 
Arena Carioca 3
Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Esgrima, taekwondo e judô paraolímpico
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook