Palco da esgrima e do taekwondo, Arena Carioca 3 é inaugurada

A Arena Carioca 3 tem capacidade para 10 mil torcedores, garantindo o clima de "caldeirão" para os Jogos / Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro - Para marcar a contagem regressiva de seis meses para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 – data que será comemorada amanhã, dia 7 de março – a Prefeitura do Rio inaugura a Arena Carioca 3, instalação que receberá o judô paralímpico, além das competições olímpicas de esgrima e taekwondo. Após os Jogos, a instalação vai se transformar em um Ginásio Experimental Olímpico (GEO), escola vocacionada para o esporte, com capacidade para 1.000 alunos em horário integral – a maior unidade desse modelo de ensino na cidade.
 
Além do Prefeito Eduardo Paes, o evento contará com a presença de judocas da seleção brasileira paralímpica, que promoverão uma experimentação do esporte com cerca de 80 crianças do GEO Dr. Sócrates, localizado em Pedra de Guaratiba. A escola fica ao lado da Vila Olímpica de mesmo nome e conta com um centro esportivo com ginásio multiuso, teatro, pista de atletismo, piscina e campo de futebol.
 
A Arena Carioca 3 é a quarta instalação do Parque Olímpico, construído na Barra da Tijuca, a atingir 100% de conclusão – as outras são a Arena do Futuro, a Arena Carioca 1 e o Centro Internacional de Transmissão (IBC). Atletas e torcedores com deficiência ou pouca mobilidade terão acessibilidade total no ginásio. São duas rampas de acesso com piso antiderrapante e banheiros coletivos adaptados. Na área dos atletas, banheiros e vestiários exclusivos para pessoas com deficiência têm botões de segurança e sinais sonoros e visuais. A arquibancada tem assentos especiais reservados, garantindo mais conforto, segurança e autonomia. 
 
Com 23 mil m² de área construída e 19 metros de altura, a Arena Carioca 3 terá capacidade para receber 10 mil espectadores durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Após os eventos, as arquibancadas serão desmontadas. Cerca de 2000 trabalhadores participaram da construção, que consumiu 3 mil m³ de concreto, equivalente a 400 caminhões betoneira. São 195 salas, 29 banheiros, 6 vestiários e 5 elevadores. Incluída na Parceria Público-Privada que viabilizou parte do Parque Olímpico, a Arena Carioca 3 foi construída pela Prefeitura do Rio por meio da Concessionária Rio Mais. 
 
A utilização da Arena Carioca 3 após os Jogos será um dos destaques do projeto olímpico da Prefeitura. Como GEO do Parque Olímpico, ele terá 24 salas de aula, laboratórios de Ciências e Mídias e duas salas multiuso. Após a desmontagem das arquibancadas serão construídas salas de aula e de treinamento sobre as lajes. A estrutura do novo GEO não servirá apenas aos estudantes da unidade. A partir de um planejamento que permitirá conciliar horários, o local receberá jovens inscritos em programas sociais que queiram praticar badminton, judô, luta livre, tênis de mesa, tiro com arco, handebol, futsal, basquete, vôlei, ginástica artística, de trampolim e rítmica, além de musculação. No total, serão atendidas cerca de 9,5 mil pessoas por mês. 
 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook