Pan de Toronto ajudará atletas que buscam vagas olímpicas

Vários campeões pan-americanos terão classificação automática para os Jogos Rio 2016 / Foto: Toronto 2015

Rio de Janeiro - Os Jogos Pan-Americanos de Toronto, cuja cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (10), serão importantes ou até decisivos para vários atletas que buscam uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em alguns esportes, como handebol, a medalha de ouro no evento continental garante presença automática no evento máximo do esporte mundial. Em outros, como o taekwondo, os resultados contarão nos rankings que definirão os atletas que estarão em ação no Brasil, no ano que vem. Acompanhe aqui as novidades na classificação para os Jogos e veja a seguir quem competirá no Canadá de olho em vagas:

Atletismo:  O Pan de Toronto será uma oportunidade de se obter os índices exigidos pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). A procura pela participação nos Jogos Continentais foi tanta que a organização do evento foi obrigada a restringir o número de atletas.
 
Badminton: Evento vale pontos para o ranking Olímpico.
 
Canoagem Slalom: O campeão pan-americano assegura vaga para seu país no K1 masculino e feminino, no C1 e C2 masculino (não haverá disputa no C1 e C2  feminino nos Jogos Rio 2016).
 
Handebol: Medalha de ouro no Pan classifica país para os Jogos do Rio no masculino e feminino. Se a equipe campeã for o Brasil ou o futuro campeão mundial, vaga será aberta para a equipe medalha de prata.
 
Hipismo adestramento: País da equipe campeã pan-americana irá aos Jogos. Como o Brasil já está classificado como anfitrião, se vencer em Toronto a vaga vai para o grupo medalha de prata. País do conjunto melhor colocado na competição individual que não estiver inserido em uma equipe classificada para os Jogos também estará garantido no Rio 2016.
 
Hipismo CCE: País da equipe campeã pan-americana irá aos Jogos. Brasil já está classificado como anfitrião de forma que se levar o outro em Toronto abre a vaga para os medalhistas de prata. Na competição individual o Pan vale pontos para o ranking que definirá os classificados para o Rio 2016.
 
Hipismo saltos: O país das duas melhores equipes - excluindo o Brasil, anfitrião do Rio 2016, ou Estados Unidos, já classificado via Jogos Equestres Mundiais - garante vaga Olímpica. Os países dos seis melhores conjuntos na classificação individual que já não tenham equipe nos Jogos do Rio, também conseguem vaga. 
 
Hóquei sobre grama: Campeões do Pan se classificam para os Jogos. Brasil precisa ficar entre seis primeiros lugares para obter vaga de país-anfitrião no masculino.
 
Nado sincronizado: Brasil tem a vaga das Américas nas disputas por equipe e de dueto. No Pan, o dueto medalha de ouro fica com vaga nos Jogos. Se for o Brasil, as medalhistas de prata irão ao Rio.
 
Natação:  O Pan é uma das competições em que os atletas podem obter o índice Olímpico.
 
Pentatlo moderno: Pan oferece cinco vagas para o Rio 2016 na seguinte ordem: um para melhor da Norceca (Américas do Norte e Central), um para o melhor da América do Sul, mais os três melhores do Pan, com um máximo de uma vaga por país. Se entre houver um atleta já classificado para o Rio 2016 através da Copa do Mundo, o próximo melhor classificado no Pan garante vaga.
 
Polo aquático: Ouro no Pan classifica para os Jogos do Rio. Se for o Brasil, que já tem vaga como anfitrião, medalhistas de prata irão aos Jogos.
 
Saltos ornamentais: O primeiro colocado em cada prova individual em Toronto garantem vaga para seu país.
 
Taekwondo: Os resultados no Toronto contarão nos rankings que definirão os atletas que estarão em ação no Brasil.
 
Tênis de mesa: Evento qualifica os seis melhores da América Latina e também os três melhores da América do Norte (cuja confederação, nesse esporte, reúne Bermudas, Ilhas Virgens, Canadá e Estados Unidos) no individual.
 
Tiro esportivo: Competições vão distribuir 20 vagas para os Jogos. As provas de carabina 10 metros, fossa Olímpica e skeet do masculino e mais de carabina três posições 50 metros e carabina de ar 10 metros do feminino terão dois países classificados. As provas restantes vão oferecer uma vaga para o Rio 2016.
 
Vela:  Pan será evento que qualificará atletas da Laser e Laser Radial para países da América do Sul e América do Norte que não se classificaram via Campeonato Mundial.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook