Homem preso no Amazonas em ação antiterrorismo é ligado ao EI

No Amazonas, um homem foi detido / Foto: Alex Pazuello / ManausCult

Rio de Janeiro - Uma operação da Polícia Federal (PF), sigilosa, prendeu 10 pessoas em 10 estados, no combate ao terrorirsmo no Brasil. A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em coletiva nesta quinta-feira, em Brasília. 

"Hoje, culminou na primeira operação onde uma suposta celula terrorista no Brasil foram presos 10 indivíduos. Isso é muito importante, que passaram a partir do nosso rastreamento de simples comentários sobre o Estado Islâmico", declarou Alexandre de Moraes.
 
A duas semanas do início das Olimpíadas do Rio, a operação, batizada de "Hashtag", investiga uma possível participação de brasileiros numa orgamização criminosa de alcance internacional. Seria uma célula amadora do Estado Islâmico no Brasil. 
 
"A partir do momento que passaram para atos preparatórios, a partir do momento que saíram simplesmente, daquilo que é quase uma apologia ao terrorismo, para atos preparatórios, foi feita prontamente a ação do governo feeral, realizando, em 10 estados, 10 prisões desses supostos terroristas que se comunicavam via internet, via grupos, Whatsapp e Telegram", complementou o ministro.
 
Em Manaus, onde serão disputados jogos do torneio olímpico de futebol, um homem ligado ao Estado Islâmico foi detido. "Sabíamos da atuação dessa pessoa. Não posso falar (mais) porque está em segredo de justiça. Tem mais gente sendo monitoradas", afirmou Sérgio Fontes, secretário de segurança pública do Amazonas.
 
Ao todo foram expedidos 12 mandados de prisão temporária, por 30 dias, prorrogáveis por mais um mês. 
 
Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook