Pistorius é condenado a 5 anos de prisão e banido do esporte até 2019

Oscar Pistorius é condenado a 5 anos em regime fechado / Foto: Reprodução

Rio de Janeiro - Depois de muitas manchetes e especulações da imprensa mundial, saiu nesta terça-feira a sentença do sul-africano Oscar Pistorius. O atleta foi condenado a cinco anos de prisão em regime fechado por ter assassinado a então namorada Reeva Steenkamp. 

Pistorius já havia sido declarado culpado pelo crime de homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, por ter atirado na modelo no início de 2013. 

A juíza responsável pelo caso, Thokozile Masipa, considerou mais justo aplicar uma pena com prazo médio (o velocista poderia pegar até 15 anos), ao invés de optar por uma prisão domiciliar ou mais tempo de regime fechado. 

"Uma sentença sem custódia mandaria a mensagem errada, mas uma longa sentença também seria inapropriada, já que não teria misericórdia", considerou Masipa. A decisão, apenas da juíza, levou em consideração que Pistorius tem as duas pernas amputadas e se move com dificuldades sem suas próteses. 

O condenado será levado ainda hoje ao centro de detenção Kgosi Mampuru II. Caso cumpra um sexto da pena (dez meses) com bom comportamento, ele poderá entrar com pedido para cumprir a pena em liberdade condicional, como ocorre no Brasil. 

A promotoria, entretanto, defende que ele cumpra ao menos um terço da pena, 20 meses, antes de ser solto. 

Do seu lado, o Comitê Paralímpico Internacional confirmou o banimento de Pistorius até que ele cumpra toda a sua pena. Dessa forma, qualquer esperança de que o ex-campeão paralímpico pudesse disputar os Jogos Rio 2016 cai por terra. 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook