Por doping, Rússia pode ficar de fora também no levantamento

Levantamento de peso é atingido por doping / Foto: Divulgação / IWF

Rio de Janeiro - Os atletas do levantamento de peso da Rússia estão apreensivos à espera de uma decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) que pode, a exemplo do que ocorreu com os russos do atletismo, proibí-los de competir na Rio 2016. 

O motivo seria o mesmo: uso generalizado de doping. Cinco dias após a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) manter a punição aos russos, excluindo assim a possibilidade de que disputem as Olimpíadas, os atletas do levantamento de peso passam por situação semelhante. 

Belarus e Cazaquistão, esse último uma superpotência na modalidede, foram punidos por falharem em retestagens dos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012. A Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) acabou punindo os dois países e outras nações, que também foram pegas no doping, com a redução do número de vagas para a Rio 2016. 

Foram 17 resultados positivos deflagrados nos novos testes realizados pelo COI - a entidade acredita que novos casos ainda podem aparecer. 

A IWF espera por uma confirmação desses resultados e por uma decisão do COI, para então decidir sobre a punição para esses atletas e suas respectivas federações. 

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook