Prefeitura entrega Vila dos Atletas ao Comitê Rio 2016

Vila Olímpica e Paralímpica, na região da Barra da Tijuca / Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br

Rio de Janeiro - A Prefeitura do Rio entregou hoje ao Comitê Rio 2016 a Vila do Atletas, casa oficial dos 15 mil competidores que disputarão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Localizado na Barra da Tijuca, o empreendimento é privado e foi construído sem aporte de verba pública.
 
A infraestrutura, responsabilidade da Prefeitura, foi incluída na Parceria Público Privada que viabilizou grande parte do Parque Olímpico, também na Barra. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes; do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach; do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Nuzman, e do presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro.
 
Durante os Jogos, a Vila dos Atletas terá capacidade para receber 17.950 atletas e integrantes de equipes técnicas em seus 3.604 apartamentos. Todos os 31 edifícios têm unidades adaptadas para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade, com portas mais largas, chuveiros mais altos, corredores mais amplos, e elevadores com capacidade para receber até duas cadeiras de rodas simultaneamente
 
Cerca de 18 mil pessoas trabalharam na construção, que utilizou 430 mil m³ de concreto, equivalente a 215 piscinas olímpicas, e 43 mil toneladas de aço. A infraestrutura incluiu 360km de tubulações (água, esgoto e gás), 7,5km de fios e cabos e 3,8km de ciclovias.
 
A preocupação com a sustentabilidade foi constante durante a construção. A Vila dos Atletas ganhou certificação LEED ND (LEED Desenvolvimento de Bairros), concedida pelo Green Building Council; o selo AQUA-HQE Habitacional e Bairros e Loteamentos, da Fundação Vanzolini, e o selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal. O empreendimento tem 10 mil m² de telhados verdes, que reduzem a sensação térmica; e conta com 75 placas solares para aquecimento da água. Cerca de 85% dos resíduos gerados na obra foram reaproveitados. Uma estação de tratamento permite que a água de processos domésticos, como lavar as mãos e tomar banho, seja reutilizada em vasos sanitários e na irrigação, gerando uma economia de aproximadamente 40% no consumo.
 
A Vila dos Atletas foi construída pela Carvalho Hosken e Odebrecht Realizações Imobiliárias. A infraentrutura foi realizada pelo consórcio RioMais, que venceu a licitação da PPP do Parque Olímpico. Os apartamentos de quatro, três e dois quartos serão entregues aos futuros moradores a partir de 2017.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook