Prefeitura inaugura a Arena da Juventude e o Estádio de Deodoro

A construção das duas instalações foi realizada pela Prefeitura, com investimento do Governo Federal  / Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

Rio de Janeiro – Na semana de comemorações dos 451 anos do Rio de Janeiro – completados ontem, dia 1º de março –, a Prefeitura inaugurou mais duas instalações do Complexo Esportivo de Deodoro que serão palco de disputas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
A Arena da Juventude receberá partidas da primeira fase do basquete feminino, as provas de esgrima do pentatlo moderno e a competição de esgrima em cadeira de rodas. Já o Estádio de Deodoro será sede do rúgbi, das provas de hipismo e combinado (tiro e corrida) do pentatlo e do torneio de futebol de 7.
 
Além do Prefeito Eduardo Paes, participaram do evento o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro; o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser; o secretário estadual de Esporte e Lazer, Marco Antônio Cabral; e o diretor geral do Comitê Rio 2016, Sidney Levy.
 
Instalação temporária, o Estádio de Deodoro será testado já neste fim de semana, com o Campeonato Internacional de Rúgbi Sevens, que reunirá 96 atletas de oito países. Entre os dias 10 e 14, o local será uma das sedes da segunda etapa da Copa do Mundo de pentatlo moderno. A Prefeitura realizou a pavimentação da área interna e a colocação do gramado e do sistema de irrigação. A arquibancada temporária para 15 mil espectadores será instalada posteriormente. Como a estrutura é alugada, essa medida representa economia de recursos municipais.
 
Com 14.300 m² de área construída, a Arena da Juventude será um dos legados esportivos dos Jogos Olímpicos para a região. Além da estrutura do ginásio, estão finalizados os sistemas de energia, ar condicionado, iluminação, água e esgoto. Durante os Jogos, a instalação terá 5 mil lugares, sendo 2 mil permanentes. Para receber as provas de esgrima da Copa do Mundo de pentatlo moderno, evento-teste da instalação, o piso de concreto receberá quatro pistas de carpete. Como no caso do Estádio de Deodoro, a arquibancada temporária de 3 mil lugares será colocada posteriormente.  
 
Depois dos Jogos Olímpicos, a Arena da Juventude será parte do conjunto de instalações administradas pelo Exército, mas não terá uso restrito à caserna e poderá receber treinos de equipes brasileiras de alto rendimento e competições nacionais e internacionais. No vão livre de 66,50m, serão montadas oito quadras poliesportivas.  Seguindo padrões de sustentabilidade, o edifício foi criado para funcionar apenas com ventilação e iluminação naturais, utilizando venezianas móveis e telas nas fachadas, o que reduz os custos de manutenção. A iluminação artificial e o ar condicionado serão utilizados apenas no período dos Jogos Olímpicos. O projeto foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Vigliecca & Associados.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook