Prefeitura inaugura áreas comuns do Parque Olímpico Rio 2016

Apresentação do Centro Principal de Mídia (MPC) / Foto: Renato Sette Camara/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro - A pouco menos de quatro meses para o início dos Jogos Rio 2016, chega ao fim mais uma importante etapa da construção do Parque Olímpico, coração do evento. A Prefeitura entregou nesta segunda-feira a área comum, o live site (área de convivência) e o Centro Principal de Mídia (MPC).
 
O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e dos principais dirigentes do Comitê Olímpico Internacional – a presidente da Comissão de Coordenação, Nawal El Moutawakel, e o diretor-executivo Christophe Dúbia, entre outros. Todas as obras entregues nesta segunda-feira fazem parte da Parceria Público-Privada firmada entre a Prefeitura do Rio e a Concessionária Rio Mais e foram feitas com investimento 100% privado. Estas obras reuniram cerca de 3.500 trabalhadores.
 
Local de convivência do público às margens da Lagoa de Jacarepaguá, o live site tem 26 mil m² e capacidade para receber 25 mil pessoas em seus 6,4 mil m² de grama sintética, 5 mil m² de piso intertravado e 5.200 m² de piso drenante. No total, foram usados 300m³ de concreto na construção. O espaço conta com uma cobertura parcial, feita com 20 pilares metálicos, que somados pesam 240 toneladas. Nestes pilares foi fixada uma lona tensionada, com 2,5 mil m² de área. Ao redor da lagoa, há um deque de madeira com 2.225m.
 
O Live Site fica no final da Via Olímpica, caminho sinuoso inspirado no calçadão de Copacabana que corta todo o Parque Olímpico desde a Avenida Abelardo Bueno. É pela Via Olímpica que o público chegará ao Parque Olímpico durante os Jogos e poderá ter uma visão de todas as arenas a partir de cinco mirantes construídos ao longo do percurso. A Via tem pisos antiderrapantes e foi projetada com inclinação de até 3,9°, abaixo da exigência legal máxima de 8,33º, para garantir o acesso com conforto aos espectadores, principalmente aqueles com deficiência e dificuldade de mobilidade.
 
Após os Jogos Rio 2016, a Via Olímpica será transformada em um grande parque público, com passeios, praças, ciclovia e quadras multiuso com acesso livre para a prática de esportes. Dividida em quatro setores, começará na Praça de Chegada, na Av. Abelardo Bueno, que vai oferecer vasta área verde, com espécies nativas, parque infantil, mesas para piquenique, quiosques, local de convivência com assentos e equipamentos para exercícios.
 
Para a construção do Parque Olímpico, iniciada em julho de 2012, foram realizados mais de 900 mil m³ de terraplanagem. O piso das áreas comuns tem mais de 250 mil m² de blocos intertravados de concreto, totalizando mais de 10,2 milhões de peças. Os blocos foram escolhidos após diversos testes, por sua característica de permeabilidade, que permite a passagem da água, evitando a formação de poças e facilitando a lavagem e a locomoção de pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade. As vias para carros foram feitas com 311 mil m² de pavimento asfáltico. Já a iluminação, é garantida com 632 postes de luz – sendo 100 apenas na Via Olímpica. Além do Live Site e da Via Olímpica, fazem parte das obras do domínio público a construção de mais de 100 km de redes de infraestrutura, como água, luz, esgoto, combate a incêndios e telecomunicações.
 
MPC - O Centro Principal de Imprensa (MPC, na sigla em inglês) reunirá toda a mídia credenciada para a cobertura dos Jogos. A instalação tem 27 mil metros quadrados de área construída e vai operar 24 horas por dia durante o evento, dando suporte aos profissionais da imprensa nacional e internacional. O edifício tem uma área total construída de 77 mil m², 75 metros de altura e 24 pavimentos: quatro andares de garagem; térreo – com 25 lojas externas abertas para um boulevard –, 17 andares de escritórios, casa de máquinas e cobertura. Iniciada no final de 2013, a construção do MPC contou com a participação de mais de mil operários.
 
Durante os Jogos, O pavimento térreo será utilizado como área de logística do Comitê Rio 2016, recepção e cadastramento. Um pavimento de garagem elevada, com 7.530 m² de área, foi adaptado para abrigar 800 estações de trabalho para os jornalistas credenciados. Haverá um pavimento de uso comum, com área de convivência e alimentação. Após os Jogos, o local será um empreendimento comercial com lojas, salas de escritórios e restaurantes.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook