Preocupado com zika vírus, Comitê faz vistoria em obras

Instalações do Parque Olímpico são vistoriadas contra zika vírus / Foto: Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro - No verão, os casos de dengue sempre costumavam aumentar. Agora, com a descoberta de que o mosquito Aedes Aegypti transmite também o zika vírus, as preocupações dobraram para todos os brasileiros. Ainda mais porque testes comprovaram que o vírus pode provocar microcefalia em recém-nascidos com mães contaminadas. Não à toa o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA recomendou que americanas grávidas não viajem ao Brasil. 

Por isso, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 tem tomado medidas para garantir que os estrangeiros que pretendem visitar o Rio nas Olimpíadas não se sintam aterrorizados com a situação. 

"Todos os locais de competição estão sendo inspecionados diariamente pela equipe médica dos Jogos. Além de trabalhar com os governos e especialistas da área, temos uma equipe de segurança, que mede riscos, e está trabalhando para minimizar o risco. Seguimos o protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, mas temos acesso a todas as autoridades para garantir que o sistema de prevenção dos Jogos seja o mais eficiente possível", afirmou o diretor de comunicação da Rio 2016, Mário Andrada. 

Ainda não se sabe, segundo Andrada, se o Ministério do Esporte emitirá alerta semelhante ao dos EUA às estrangeiras grávidas que vierem acompanhar os Jogos do Rio. O diretor ressaltou, porém que, durante os Jogos, em agosto, será inverno no hemisfério sul, quando a ocorrência de casos de doenças transmitidas pelo Aedes é menor.

"Não podemos deixar de lembrar que os Jogos vão acontecer no inverno, quando é menor a incidência dos mosquitos, porque o clima é mais frio e a quantidade de chuva é menor. As ações mais eficientes são de impedir a proliferação. Mesmo tipo de prevenção que todo brasileiro tem de fazer nas suas respectivas casas", concluiu.

Veja Também: 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook