Presidente em exercício Michel Temer recebe atletas do Time Brasil

Presidente interino do Brasil Michel Temer recebe atletas olímpicos, no Palacio do Planalto / Foto: BGPRESS/Fernando Bizerra

Brasília - O Palácio do Planalto viveu nesta quarta-feira, dia 13, o clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Cerca de 60 atletas do Time Brasil foram recebidos pelo presidente da República em exercício Michel Temer, que desejou boa sorte aos integrantes da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos.
 
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, também esteve presente ao encontro. Além dele, participaram os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha; da Justiça, Alexandre Moraes; do Turismo, Alberto Alves; e o da Cultura, Luís Felipe Castro Mendes.
 
“Eu quero cumprimentar especialmente aos atletas brasileiros. Além do empenho, vamos pedir um esforço e uma concentração absoluta, porque este é o grande momento do Brasil. É o momento em que cinco bilhões de pessoas estarão assistindo aos Jogos Olímpicos, mas na verdade estarão vendo o Brasil. E deverão ver o Brasil, em primeiro lugar por meio dos seus atletas. Ou seja, cada medalha que exibirmos, vamos revelar a pujança do esporte no Brasil. Espero que vocês tenham o sucesso que merecem em face do treinamento que tiveram. Tenho certeza que todos farão o orgulho do Brasil”, declarou o presidente em exercício Michel Temer.
 
A visita ao presidente Temer foi liderada pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. A visita contou também com a presença de presidentes de confederações brasileiras olímpicas. 
 
A ida a Brasília para visitar o presidente da República antes de uma edição dos Jogos Olímpicos e Jogos Pan-americanos já é uma tradição do esporte brasileiro. Este ano fizeram parte da comitiva a judoca campeã olímpica Sarah Menezes, que presenteou Michel Temer com um agasalho personalizado do Time Brasil, e atletas do nado sincronizado, basquete feminino, rugby feminino e masculino, hóquei sobre a grama masculino (a equipe feminina não atingiu a qualificação para os Jogos) e judô. 
 
“Em nome dos atletas do Time Brasil, gostaria de agradecer ao Governo Federal e ao Ministério do Esporte, que junto com o COB e o presidente Nuzman, nos apoiaram na preparação dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, afirmou a atleta de nado sincronizado Lara Teixeira. 
 
Até agora o Time Brasil já tem 460 atletas classificados para o Rio 2016, o que já superou o recorde anterior de 277 atletas, em Pequim 2008. O Chefe da Missão será Bernard Rajzman, medalhista de prata com o vôlei em Los Angeles 1984 e membro do Comitê Olímpico Internacional. A meta do COB é ficar entre os dez primeiros países (Top Ten) pelo número total de medalhas.
 
A abertura da Vila Olímpica acontecerá no próximo dia 24. A delegação ocupará inteiramente os 18 andares do prédio de número 30. A cerimônia de boas-vindas e hasteamento da Bandeira Brasileira está marcada para o dia 31, às 11:30h. 
 
Antes disso, porém, várias equipes utilizarão as bases exclusivas do Time Brasil para a preparação final antes dos Jogos. O COB oferecerá aos atletas o Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca, para as equipes de boxe, lutas, handebol, taekwondo, tiro com arco, vela e vôlei de praia. A Escola Naval ficará para o nado sincronizado, polo aquático masculino e tiro esportivo. O vôlei masculino e feminino treinará no Colégio CEC, na Barra da Tijuca, enquanto a esgrima fará os treinamentos finais no Colégio QI, no Riocentro. Já o judô irá se preparar no Hotel Porto Real, em Mangaratiba. 
 
No Rio 2016 o Brasil estreará em cinco modalidades olímpicas: badminton, ginástica de trampolim, golfe, hóquei sobre grama e rugby. Além disso o Time Brasil disputará pela primeira vez as competições de canoagem velocidade feminino, polo aquático feminino, ginástica artística masculina por equipes, conjunto de nado sincronizado e santos ornamentais sincronizado.
 
As modalidades com o maior número de atletas no Rio 2016 serão atletismo (66), futebol (36), natação (33), handebol (28) e polo aquático (26).
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook