Primeiros Jogos Olímpicos do Brasil terão toque francês

Porta-voz da Francofonia Olímpica, o músico camaronês Manu Dibango deu uma palinha junto com integrantes da Orquestra Cyclophonia / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

Rio de Janeiro - "L'union dans la diversité est la clé pour faire l' humanité plus humaine", ou a "união pela diversidade é o que fará a humanidade mais humana". A frase é do camaronês Manu Dibango, um dos grandes nomes do jazz mundial que foi nomeado Grande Testemunha da Francofonia - um movimento internacional para propagação da língua e cultura francesas no mundo. O movimento acaba de juntar forças com a organização dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. 
Dibango esteve na sede do Comitê Rio 2016 na manhã desta segunda-feira (23) para a assinatura de um acordo de cooperação entre o Rio 2016 e a Organização Internacional da Francofonia para promover a língua e cultura dos países francófonos (ou que compartilham o idioma francês) no Brasil. Em seu discurso, o músico relembrou os recentes atentados ocorridos na capital francesa e reforçou a importância de valores como união e respeito, pilares do Movimento Olímpico, para a propagação da paz mundial. 
 
É neste espírito que as duas organizações querem desenvolver um extenso programa de integração artística, linguística e esportiva, previsto para ser lançado durante a Jornada Mundial da Francofonia, que acontece no Rio de Janeiro em março do ano que vem.
 
Conhecido por ter sido um dos primeiros músicos a misturar o jazz com ritmos africanos, o músico já deu uma palinha do que espera realizar no Rio. Munido de seu sax,  tocou clássicos da música brasileira, como "Aquarela do Brasil" e "Tico Tico no Fubá" junto com os músicos da Orquestra Cyclophonica, que toca instrumentos em cima de bicicletas.
 
Outra frente da parceria é a disseminação do idioma francês no Brasil, que oferecerá atividades educacionais para população e serviços de tradução para atletas e jornalistas durante os Jogos. Falado por mais de 570 mil brasileiros, o francês é a língua oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) e estará presente em todas as comunicações oficiais do Rio 2016, ao lado do português, do inglês e do espanhol.
 
"Por conta dos Jogos Olímpicos, vimos despertar o interesse do mundo pelo Rio de Janeiro e o Brasil muito forte. Isso representa uma oportunidade única para o nosso país de se posicionar como um grande centro global", concluiu Renato Ciuchini, diretor Comercial do Comitê Organizador Rio 2016. 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook