Programa de Voluntariado para 2016 recebe candidaturas até dia 15

Inscrições acabam no dia 15 de novembro de 2014 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Além de trazerem um espetáculo esportivo a parte, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 são a chance para muitos de colaborarem e abrilhantarem a festa trabalhando como voluntários e tendo experiências únicas que certamente marcarão suas vidas. Em um evento de grande porte como os Jogos é fundamental uma equipe preparada para atender toda demanda e a participação de voluntários neste processo é fundamental. Para quem deseja participar deste momento histórico sendo voluntário nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o prazo para inscrição termina no dia 15 de novembro e todo o processo inicial é feito através do site: www.rio2016.com/voluntarios.
 
Segundo dados da Prefeitura de Londres, na Inglaterra, cerca de 70.000 pessoas geraram mais de um milhão de horas trabalhadas como voluntários desde 2011 com um retorno de aproximadamente seis libras esterlinas em ganhos sociais para a comunidade para cada uma investida no programa.
 
Para isso, o Comitê Organizador Rio 2016 trabalha intensamente na seleção, e posterior treinamento, de todas as pessoas que participarão do evento. Segundo Sebastian Cuattrin, Líder de Competição de Canoagem do Comitê Organizador Rio 2016, a oportunidade que muitos terão de participar dos Jogos pode se tornar um momento único e transformador no esporte, tanto para o legado que deixará para o país, como para as pessoas que participarão como voluntários.
 
“É uma oportunidade única de estar inserido no contexto dos Jogos e pode possibilitar a abertura de novas perspectivas no próprio esporte e em trabalhos futuros. Para se ter uma ideia, já recebemos a inscrição de muitos londrinos para participar do Rio 2016, sinal de que o programa de voluntariado foi uma experiência válida e transformadora para essas pessoas. Esperamos que seja da mesma forma aqui no Brasil”, ressaltou Cuattrin.
 
Para Bernardo Villano, voluntário nos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010, a opção de se tornar um voluntário na época era algo que ele tinha planejado, inclusive para complementar seus planos de carreira a longo prazo.
 
“A experiência foi muito boa, inclusive uma das melhores que já tive em minha vida. Poder vivenciar pessoas do mundo inteiro unidas para que o evento se realize da melhor maneira possível e realmente fazer acontecer foi maravilhoso. Além de toda essa bagagem, ainda era um plano de carreira para mim que desejava posteriormente me aprofundar ainda mais nesta área. Hoje me encontro trabalhando no Comitê Olímpico Rio 2016.” Revela Villano.
 
Na expectativa de participar como voluntário nas provas de Canoagem Slalom, Antônio “Toninho” Alves dos Santos, árbitro internacional homologado pela Federação Internacional de Canoagem (FIC) e atual auxiliar técnico da Equipe Permanente de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu (PR), disse que o mais importante é contribuir com o legado que o Rio 2016 deixará no país.
 
“Espero que consigamos atingir todas as metas e possamos deixar um ótimo legado para o Brasil após o evento. Durante o Rio 2016, acredito que aqueles que vão participar, devem se aprofundar bastante em suas modalidades para chegarem preparados para todas as situações durante os Jogos Olímpicos”, disse Toninho, 37 anos, em contato com a canoagem desde 1995.   
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook