Quatro campeões olímpicos de Londres são pegos no doping

Levantamento de peso em Londres teve dez atletas pegos no doping em reanálises / Foto: Miriam Jeske / Brasil2016.gov.br

Rio de Janeiro - Quatro halterofilistas campeões olímpicos em Londres 2012, do Cazaquistão, foram suspensos provisoriamente depois de testarem positivos em reanalíses antidoping realizadas recentemente. 

A iniciativa, do Comitê Olímpico Internacional (COI), de reanalisar amostras coletadas durante os Jogos de Londres, surgiu depois do escândalo de doping envolvendo países como Rússia e Quênia. 

Os quatro cazaques estão entre os dez atletas de cinco países da antiga União Soviética que testaram positivo para o doping. A informação foi divulgada pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF, na sigla em inglês).

"Vamos conduzir nossa própria investigação sobre a possível má conduta dos nossos atletas e a violação das regras antidoping", afirmou o Comitê Olímpico do Cazaquistão. 

Os medalhistas de ouro são Ilya Ilyin (até 94kg), Zulfiya Chinshanlo (53kg), Maiya Maneza (63kg) e Svetlana Podobedova (75kg). O Cazaquistão foi 12ª lugar em Londres e se o doping for confirmado e o país perder as medalhas, cairá para 23º lugar. Com isso, o Brasil sobe uma posição e ficaria em 21º lugar.

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook