Rafaela supera racismo e leva 1º ouro do Brasil: "pensei em desistir"

Rafaela Silva: ouro para o Brasil! / Foto: David Ramos / Getty Images

Rio de Janeiro - Ela nunca foi a favorita à medalha de ouro. No seu caminho estavam a húngara Hedvig Karakas, que a eliminou em Londres, a japonesa campeã olímpica Kaori Matsumoto, a romena...

Mas Rafaela Silva se mostrou mais forte, passou por tudo e todos e conquistou enfim o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, no judô, na categoria até 57kg. 

Depois de viver um verdadeiro pesadelo em Londres 2012, ao ser eliminada nas quartas de final pela húngara Karakas e, depois, nas redes sociais, sofrer com racismo de internautas, que a chamaram de "macaca" e diziam que seu lugar era "na jaula", Rafa encarou seus medos para conseguir o inédito ouro olímpico. 

Rafaela Silva: ouro para o Brasil! / Foto: David Ramos / Getty Images

"Depois da minha derrota em Londres eu pensei em largar o judô. Meu técnico me incentivou a não largar", afirma ela, que lembra o quão desacreditada foi na época da derrota. "Falaram que eu era uma incógnita", emenda. 

O poder da torcida foi fundamental, segundo Rafa, para o ouro desta segunda-feira. Presente em todos os momentos, ecoou diversos cantos para a judoca, como "Olê, olê, olá, a Rafa vem aí e o bicho vai pegar".

"A torcida me ajudou bastante, o estádio chegava a tremer, intimidava minha adversária e eu via que não podia decepcionar todas essas pessoas que vieram aqui me ver", afirma.

Sobre os episódio de racismo, ela disse que essa medalha, agora, na Rio 2016, vem para vingar todos os que cometeram atos racistas contra ela. "Para todos que falaram que eu era uma vergonha pra minha família, que eu tinha que estar numa jaula...".

Rafa é vinda da Cidade de Deus, uma das mais famosas favelas do Rio de Janeiro, que fica consideravelmente próxima do Parque Olímpico. "Uma criança que começou no judô com 5 anos, como uma brincadeira e se tornou campeã olímpica... Então eu acho que qualquer um que acreditar no sonho pode alcançar", incentiva. 

 
Veja as fotos das lutas de Rafaela Silva na Rio 2016:
 
 
Rafaela Silva de ouro !

 

 

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook