Rio 2016 nega credencial para 4 pessoas ligadas a terrorismo

Terroristas pediram credencial a Rio 2016 / Foto: Reprodução

Rio de Janeiro - Quatro pessoas com comprovada ligação com o terrorismo solicitaram credencial para as Olimpíadas RIo 2016, informou o Centro Integrado Antiterrorismo (Ciant), que fica em Brasília, em reportagem veiculada pelo Fantástico neste domingo. 

O Ciant identificou 40 pessoas com alerta a respeito de cooperação internacional. Essas pessoas tiveram a credencial negada e são monitoradas pelos serviços de inteligência.

Tanto a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) quanto outras agências internacionais, que trabalham em cooperação com a Rio 2016, investigam suspeitas de terorrismo relacionadas ao evento. 

Os nomes dessas pessoas permanece em sigilo, mas foi divulgado ainda que 61 brasileiros com mandato de prisão por diversos crimes também tentaram uma credencial junto ao comitê organizador. 

“Aproximadamente 460 mil inspeções já foram feitas e destes 460 mil, aproximadamente 11 mil foram indicados para não-credenciamento”, informou Andrei Augusto Passos Rodrigues, coordenador nacional de segurança dos Jogo do Rio.
 
“Fizemos uma varredura em todos os bancos de dados nacionais e também no âmbito da cooperação internacional, um rastreamento das informações nesses parceiros globais. Os países que fazem parte do Ciant são os Estados Unidos, a Espanha, a França, o Reino Unido, a Argentina, a Bélgica e o Paraguai”, emendou o coordenador.
 
Veja Também: 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook