Rio 2016 promove festival de vídeos em escolas municipais

Estudantes experimentam esportes na "Olimpíada de Valores", evento promovido em parceria com o Rio 2016 / Foto: Rio 2016 / Paulo Mumia

Rio de Janeiro - Respeito, amizade e excelência. Coragem, determinação, inspiração e igualdade. Os valores Olímpicos e Paralímpicos já fazem parte do dia a dia de centenas de alunos da rede municipal de ensino do Rio. É o que mostra o resultado do Festival de Vídeos nas Escolas, organizado pela área de Educação do Comitê Rio 2016. A iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas em parceria com as escolas, como a formação dos chamados agentes jovens - alunos responsáveis por disseminar esse conhecimento dentro e fora das salas de aula.

Com o tema 1.000 dias para os Jogos, o festival estimulou a celebração da contagem regressiva para o evento. Onze escolas participaram do desafio de – com uma câmera na mão e muita criatividade - produzir um vídeo que mostrasse as ações organizadas para a comemoração da data. No roteiro, do revezamento tocha a animadas coreografias para a cerimônia de abertura.
 
“O Festival de Vídeo nas Escolas buscou estimular noções importantes entre os alunos como trabalho em equipe e alegria do esforço. As atividades do programa encorajam a autonomia e a criatividade dos jovens. Com essa proposta, já formamos este ano um grupo de agentes jovens, que são alunos responsáveis por mobilizar as escolas e liderar novas iniciativas”, explicou Mariana Behr, gerente-geral de Educação do Rio 2016.
 
Os vídeos foram publicados no nosso site, e os que tiveram maior número de visualizações foram premiados. A Escola Municipal Ubaldina Dias Jacaré ficou em primeiro lugar, seguida por Guimarães Rosa e Souza Carneiro. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, no Rio.
 
“Quando soube que a escola ficou em primeiro lugar, foi como receber uma medalha Olímpica! Neste ano, trabalhamos com profundidade os valores Olímpicos e Paralímpicos na escola. Tivemos cursos com o Comitê Rio 2016, aprendemos muitas coisas novas e conversamos com outros profissionais durante os eventos. Isso tudo nos ajudou a passar aos alunos os conceitos que eles já praticavam sem saber. Hoje, eles sabem que determinada atitude significa respeito ou igualdade, por exemplo. São noções simples, mas fazem efeito no dia a dia”, destacou Patrícia Maia, professora de educação física da Escola Municipal Ubaldina Dias Jacaré.
 
Em 2013, o Comitê atuou em parceria com 15 escolas da rede municipal de ensino. Cada escola conta com um grupo de, aproximadamente, dez agentes jovens, além de um professor que fica responsável pelo acompanhamento do grupo ao longo do ano letivo. O Rio 2016 oferece orientação pedagógica e material de apoio para três tipos de atividades: vivência de valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentação esportiva e engajamento nos Jogos. Para 2014, estão previstas mais parcerias com escolas da rede pública de ensino.
 
“Para as escolas do programa, podemos dizer que os Jogos já começaram. Hoje, conseguimos enxergar um clima de mobilização e de transformação na rotina das escolas”, afirmou Mariana Behr.
 
“Neste ano, treinamos e formamos grupos que consideramos estratégicos para o sucesso do programa nas escolas, como agentes jovens, coordenadores pedagógicos, professores de educação e agentes de campo (professores que visitam as escolas e orientam as atividades). Promovemos também encontros com atletas e ex-atletas, oficinas de experimentação de novos esportes, eventos de celebração dos marcos dos Jogos e diversas atividades criativas que estimulam a compreensão ativa dos valores Olímpicos e Paralímpicos", completou.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook