Rio anuncia 90 mil contratações temporárias para os Jogos; saiba mais

Cinco mil vagas serão preenchidas por contrato direto com o Comitê Rio 2016, e 85 mil serão terceirizadas / Foto: Alex Ferro / Rio 2016

Rio de Janeiro - Foi anunciada, nessa quarta-feira, pelo Comitê Organizador, a contratação de 90 mil postos de trabalho temporários para os Jogos Olímpicos de 2016. Em tempos de crise econômica e taxas de desemprego não tão pequenas, o Comitê espera grande procura pelas vagas.
 
Enquanto 85 mil vagas são destinadas a contratos com empresas terceirizadas, cinco mil destes postos terão recrutamento direto pelo Comitê Rio 2016 realizado por uma empresa de seleção de talentos, a ManpowerGroup – o processo de seleção está aberto no endereço http://www.talentosmanpowergroup.com.br/.
 
“Este é o maior volume de empregos em um mesmo projeto que a empresa já ofereceu. Estamos falando de posições remuneradas de diferentes áreas de atuação e competências com oportunidades para todos”, afirmou Riccardo Barberis, CEO do ManpowerGroup Brasil.
 
As cinco mil vagas temporárias (de três a nove meses) ofertadas pela Manpower Groups são destinadas a futuros funcionários do Comitê Rio 2016 e 70% delas são consideradas ‘postos de liderança’, nos quais o contratado conduzirá uma equipe de colaboradores em áreas essenciais para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, como as de transmissão e broadcasting, chegadas e partidas na cidade-sede e nas subsedes Rio 2016, operações no campo de jogo, e tecnologia.
 
Com previsão de preenchimento a partir de janeiro, as primeiras 205 vagas já estão abertas, e a maior parte dos salários varia de R$ 1500,00 a R$ 6000,00. Moradores dos 82 países onde a ManpowerGroup atua poderão se candidatar às vagas, independente da nacionalidade.
 
As outras 85 mil vagas em oferta serão realizadas por meio de contratos com empresas de serviço, cujos funcionários trabalharão como terceirizados no maior evento esportivo do planeta. Poderão se candidatar candidatos com todos os níveis de escolaridade e de diversas áreas, como alimentação, licenciamento, transporte, serviços de limpeza, acomodações e hospitalidade. 
 
Empregos como os de barman, motorista, copeiro, sushiman e açougueiro estão na lista de necessidades para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – como são vagas visadas para o período dos Jogos, oportunidades como estas surgirão somente próximo a agosto de 2016.
 
“Estamos ofertando não apenas empregos, mas uma oportunidade de crescimento e também uma experiência única de vida e de potencialização do currículo. Poucas pessoas têm a possibilidade de trabalhar em um projeto cercado de valores como o dos Jogos, de promover trabalho em equipe, esporte, educação, saúde, e integridade e paz entre as nações”, afirmou Henrique Gonzalez, diretor de RH do Comitê Rio 2016.
 
A única exigência para a inscrição é ter 18 anos completos. Embora desejável, a experiência profissional anterior não será pré-requisito para todas as vagas: por meio de cursos, workshops e seminários, a mão-de-obra contratada será treinada e capacitada pelas parcerias fechadas pelo Comitê com a Faetec, Senac e com os Coletivos Coca-Cola. 
 
As vagas serão, na sua maioria, destinadas à cidade do Rio de Janeiro, mas todas as cidades do futebol também recrutarão novos selecionados: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook