Rio de Janeiro terá Museu Olímpico

Museu Olímpico será instalado na Ilha de Pombeba, atrás do Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca / Foto: Cidade Olímpica

Rio de Janeiro - A história do maior evento esportivo será mais uma das atrações da Cidade Maravilhosa com a implantação do Museu Olímpico na Barra da Tijuca. O local escolhido para instalação corresponde à área da Ilha de Pombeba, localizada atrás do Parque dos Atletas, na Zona Oeste da cidade. O termo de cessão da área ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi assinado nesta sexta-feira (29), na sede do Rio 2016. Além de receber as instalações do museu, a região também abrigará a nova sede do COB.
 
 “Poder colocar um Museu Olímpico na cidade do Rio de Janeiro é uma grande alegria. Tenho a certeza de que este será um dos principais destinos turísticos que teremos na cidade”, afirmou o governador do estado, Luiz Fernando Pezão.
 
Em 2013, o Rio de Janeiro recebeu uma parte da exposição Olímpica do COI, onde foram exibidas fotos, medalhas, tochas e uniformes de diferentes edições dos Jogos que ficam em Lausanne, na Suíça, em um museu que reúne mais de 10 mil peças relacionadas à história do Movimento Olímpico.
 
“No Museu Olímpico ficará toda a história dos Jogos Rio 2016 para as futuras gerações, será mais um importante legado dos Jogos para todos nós”, comemorou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Rio 2016.
 
Presidente e deputados da Câmara se reúnem no Comitê
 
Após a assinatura do termo de cessão do terreno, Nuzman seguiu para uma reunião com o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha, e demais deputados da bancada do Rio baseados em Brasília, onde foi apresentado o projeto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
Na ocasião, representantes do Rio 2016, ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do governador do estado, Luiz Fernando Pezão, apresentaram algumas medidas legislativas necessárias à realização do evento, como adequações na lei de direitos de propriedade industrial e cessão de servidores públicos para a operação dos Jogos, para que sejam apreciadas pela Câmara Federal.
 
“Tem uma série de medidas, algumas já vieram em projetos de lei, outras ainda podem vir,e algumas podem ser viabilizadas como iniciativa parlamentar. Vamos agora estudar concretamente cada item e ver como a gente pode vir ao auxílio do Comitê”, afirmou Eduardo Cunha após a reunião.
 
A integração do Rio 2016 com os três níveis de governo tem sido pauta recorrente na rotina dos organizadores dos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul. Recentemente, a presidente Dilma Roussef esteve na sede do Comitê Organizador, quando reforçou o compromisso do governo federal para com o sucesso dos Jogos.  
 
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook