Rio prometeu 34 milhões de árvores mas deve plantar menos de um quarto

Divulgação da meta de plantio de árvores feita em 2012 por Carlos Minc / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Uma das metas ambientais prometidas pela cidade do Rio de Janeiro não deverá ser cumprida - ao contrário, deverá ficar longe disso.

A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) havia prometido, em 2012, que 34 milhões de árvores seriam plantadas no Estado para compensar a imensa emissão de gás carbônico relacionada às Olimpíadas. Hoje, porém, a previsão é de que apenas 8,1 milhões de mudas estejam plantadas até a Rio 2016. 

O número contempla a quantidade de árvores plantadas desde 2009, quando o Rio foi anunciado como cidade-sede dos Jogos Olímpicos. A previsão não chega a um quarto da meta inicial, apresentada há três anos. 

A SEA diz que de 2009 até 2015, 5,5 milhões de mudas já foram plantadas, tendo em vista a neutralização das emissões de carbono no Estado, relacionadas às Olimpíadas. O plantio foi feito em áreas públicas e privadas, como Magé, Rio das Ostras, Campos, Itaboraí dentre outras. 

De acordo com informações do Instituto Ambiental do Estado (Inea), serão investidos R$ 3,1 milhões para a produção de R$ 2,6 milhões de mudas de seringueiras, cuja capacidade de retenção de carbono é maior que a de outras espécies de plantas. 

Com isso, segundo a SEA, o Rio terá plantado árvores suficientes para neutralizar as emissões de gás carbônico relacionadas à Rio 2016, mesmo tendo cumprido apenas 23% da meta inicial. 

Veja Também: 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook