Rio quer mudar eleições municipais de 2016 por causa das Olimpíadas

Olimpíadas pode afetar calendário eleitoral brasileiro / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio de Janeiro, através do secretário executivo de Coordenação de Governo do município, Pedro Paulo, apresentou nesta sexta-feira uma proposta que pode mudar o calendário nacional das eleições municipais de 2016, devido à realização dos Jogos Olímpicos na cidade.

Conforme a ideia, seriam alteradas as propagandas eleitorais em rádio e televisão em todo o País, além de um dos pontos prever restrição de publicidade em imóveis e vias públicas do Rio de Janeiro. 

Pedro diz que as propostas são parte de um pacote olímpico de medidas que a prefeitura deve seguir para facilitar o evento na cidade. Isso seria feito através de um projeto de lei enviado pelo município ao Congresso Nacional, para adaptar o calendário eleitoral à Olimpíada. 

"Imagina você ter que cortar uma prova do Usain Bolt para ter que passar uma propaganda de um verador", argumenta Pedro Paulo. A ideia é adiar em ao menos cinco dias o início do horário eleitoral - de 16 de agosto para o dia 21, data do encerramento dos Jogos. 

"Tem que haver uma compreensão dos partidos. O Rio de Janeiro estará vivendo um momento muito especial. Não acho que devemos ter candidatos pedindo voto durante um evento como esse", comentou. 

Pedro Paulo é hoje o segundo homem mais importante na administração municipal e deverá ser o candidato do atual prefeito Eduardo Paes à eleição em 2016. Ele, que estará em voga por causa das Olimpíadas, poderá se beneficiar se ninguém apresentar propaganda eleitoral durante os Jogos. 

Veja Também: 
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook