Rio terá trigêmeas juntas pela 1ª vez na história olímpica

Leila, Liina e Lily Luik: trigêmeas na Rio 2016 / Foto: Divulgação / Adidas

Rio de Janeiro – Um recorde fora das pistas ou do campo, mas que certamente entrará para a história, será alcançado na Rio 2016 com Leila, Liina e Lily Luik, as primeiras trigêmeas a competirem juntas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. Todas elas representarão a Estônia na maratona feminina, no dia 14 de agosto.
 
Aos 31 anos, as irmãs já atingiram o índice olímpico e foram confirmadas como convocadas pelo Comitê Olímpico Estoniano. As três foram, inclusive, modelos para o lançamento do uniforme da delegação nacional.
 
Todas elas já haviam competido juntas no Mundial de Atletismo, de 2015, em Pequim, e se dizem empolgadas com o feito. “É um grande feito nós três termos conseguido a classificação, pois sempre foi um sonho que mantivemos. Seria muito triste se alguma de nós perdesse a Olimpíada. Não seríamos uma equipe completa. Seria como se estivesse faltando algo", declarou Lily, ao UOL.
 
As atletas dedicaram meses de treinamento no Quênia, e explicam o motivo. "Adoramos treinar no Quênia por causa de diversos fatores. Todos dão muito duro, tínhamos uma alimentação muito saudável e ficamos afastadas de quaisquer distrações. Treinar junto dos melhores do mundo nos motivou demais e só aumentou o nosso desejo em fazer algo grandioso para o nosso país", afirmou Liina.
 
As três trabalham como salva vidas na Estônia e, desde que foram confirmadas como atletas olímpicas da Rio 2016, o assédio aumentou muito. Ambas demonstram ainda estar empolgadas com a vinda ao Rio, em agosto. "Sabemos que vocês têm lindas praias, um tempo quente, Carnaval e que todo mundo sabe dançar samba. Adoramos dança e queremos aprender um pouco", justificou Lilly.
 
Mesmo com marcas humildes – a melhor delas, de Leila, com 2m37s11, está longe da melhor do ano, de 2m19s41, da etíope Tsegaye Tirfi -, as três estão ansiosas e querem ao menos terminar a prova juntas.
 
"Seria muito legal se pudéssemos terminar a prova juntas. O que garanto é que vamos correr com sorriso no rosto e demonstrando nossas emoções. Iremos atrás de nossas melhores marcas", garantiu Lily.
 
Veja Também: 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook