Herói afegão doa 70% do fígado para a mãe e sonha com 2016

Sayed após a cirurgia que salvou a vida da sua mãe / Foto: Arquivo Pessoal

Rio de Janeiro - Sayed Mustafa Sadat, com apenas 26 anos, é considerado um herói no Afeganistão, país que vive desde muito tempo uma sangrenta guerra civil, com iminentes ataques terroristas. 
 
Nascido na capital Cabul, o afegão se tornou reconhecidamente um mártir não pela sua profissão, como capitão da equipe de rúgby nacional. Sayed chamou a atenção por dois atos honrosos. 
 
O atleta, que sonha estar no Rio para disputar as Olimpíadas de 2016 com seu país na modalidade sevens, ganhou o respeito dos afegãos. Após ouvir um estrondo e ver muita fumaça, Sayed se deu conta de que estava no meio de um atentado terrorista e foi até o meio da confusão se dispor a ajudar as vítimas. 
 
Uma delas, um homem tenro que se contorcia de dor, foi pega no colo pelo atleta e levada até os carros próximos, para que alguém o conduzisse até o hospital. Na negativa, Sayed o fez por si próprio, carregando o corpo por 3km até o pronto socorro mais próximo. Até hoje ele não sabe se o homem sobreviveu. "Vi um homem ferido debaixo de um veículo e então o peguei nos meus braços e tentei levá-lo até um carro. Ninguém ajudou, então o levei assim mesmo", afirmou, em entrevista concedida ao Globoesporte.com.
 
Não bastasse o ato heróico, Sayed agora também é conhecido por ter doado, no ano passado, 70% do seu fígado para a mãe. A cirurgia, um transplante hepático intervivos, durou 17 horas. A mãe, hoje, vive saudável e o atleta continua jogando rugby normalmente. 
 
"Fico feliz e satisfeito de ver minha mãe saudável e ao lado dos seus irmãos. Sinto-me orgulhoso do que fiz e por ser um exemplo de como salvar uma mãe", analisa.
 
Sobre 2016, Sayed crê que o Afeganistão estará aqui representado por ele e seus colegas de equipe. "Eu acho que vamos estar no Rio 2016. Além disso, tenho o sonho de ver o nosso time jogando contra as seleções da União Europeia", finaliza.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook