Rússia prepara pacote de reformas para fugir da suspensão

Vitaly e Putin buscam fazer Rússia escapar de suspensão das Olimpíadas / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – Ainda incerta nos Jogos Olímpicos do Rio, a Rússia corre contra o tempo para implementar um pacote de reformas significativas no seu sistema de combate ao uso do doping. Depois do escândalo que escancarou o esquema de acobertamento do doping de diversos atletas russos, o governo espera que sua suspensão seja revista com a demonstração de boa vontade e mudanças drásticas.
 
“A Rússia está implementando todas as reformas necessárias. Nós daremos 100% de suporte aos esforços da Wada (Agência Mundial Antidoping), ao lado do Comitê Olímpico Internacional e da Federação Internacional de Atletismo, para acabar com as falcatruas”, declarou Vitaly Mutko, ministro do Esporte da Rússia.
 
Todos os atletas da Rússia passarão a partir de agora por pelo menos três exames antidoping antes dos Jogos Olímpicos. O país abrirá as portas também para que dois especialistas internacionais, indicados pela Wada, tenham acesso à agência antidoping nacional, a partir do fim deste mês.
 
“Precisamos melhorar nosso trabalho com as organizações internacionais, para reagir às demandas a tempo. E, claro, devemos prestar atenção à saúde dos nossos atletas. A competição no esporte deve ser justa para que todos os fãs possam desfrutar de uma competição limpa. O Ministério dos Esportes e as nossas organizações desportivas vão cooperar com bons advogados e observar todos os aspectos deste problema”, emendou o ministro.
 
O presidente Vladimir Putin, recentemente, quando perguntado sobre a participação da Rússia na Rio 2016, foi evasivo e não garantiu que o país conseguirá escapar da suspensão.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook