Site dará mais transparência aos gastos olímpicos

Marca dos Jogos / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

Rio de Janeiro - Os Tribunais de Contas da União (TCU), do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e do Município do Rio (TCMRJ) lançam, nesta quinta-feira (15/5) o portal FISCALIZA RIO 2016. A inédita iniciativa permitirá que cidadãos brasileiros e de todo o mundo acompanhem as fiscalizações, gastos, execução de projetos com informações georreferenciadas, legado e notícias referentes aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, com sede na Cidade do Rio de Janeiro.
 
A cerimônia de lançamento será realizada às 15h, na sede do TCE-RJ, na Praça da República 54/56, no Centro do Rio, e contará com as presenças do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do governador Luiz Fernando Pezão; do prefeito Eduardo Paes; dos presidentes do TCU, Augusto Nardes; do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Junior; do TCMRJ, Thiers Montebello; do vice-presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz de Oliveira e da Autoridade Olímpica, Fernando Azevedo e Silva, entre outras autoridades.
 
O portal, com tradução em inglês e espanhol, também oferecerá versões para deficientes auditivos e visuais. E mais: os internautas vão poder postar comentários, questionamentos e até mesmo denúncias. A iniciativa é resultado de convênio firmado entre os três Tribunais em 2013, com o objetivo de dar mais informação e transparência à sociedade sobre os gastos dos recursos públicos com os eventos.
 
De fácil acesso, o portal (www.fiscalizario2016.gov.br) permitirá que o internauta acompanhe a atuação dos três Tribunais, já que cada Corte de Contas tem áreas de fiscalização específicas, diretamente ligadas às fontes de recursos sobre as quais exercem sua atribuição fiscalizadora. Assim, o TCU canaliza seus esforços para ações realizadas com recursos da União e de instituições financeiras federais, como BNDES e CEF. Entre as obras sob vigilância do TCU estão, por exemplo, as de energia elétrica, as do complexo esportivo de Deodoro e do laboratório antidoping da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
O TCE-RJ é o órgão responsável por fiscalizar ações que envolvem recursos do Estado do Rio de Janeiro, caso, por exemplo, das obras de mobilidade urbana de trem e metrô e da adequação do Parque Aquático Júlio Delamare. Já o TCMRJ fiscaliza projetos executados com recursos dos cofres municipais, ou através de parcerias público-privadas, tais como as de infraestrutura do Parque Olímpico, adequação da Marina da Glória, sistemas de BRTs e VLTs, entre outros.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook