Site de Taiwan ironiza sujeira da Baía e polemiza com Cristo defecando

Vídeo polemiza até com Cristo Redentor / Foto: Reprodução / YouTube

Rio de Janeiro - O site taiwanês Tomonews, conhecido no país por fazer animações sarcásticas na ilustração de suas reportagens, resolveu lançar na web um vídeo polêmico sobre a situação da sujeira na Baía de Guanabara, que receberá as provas da vela na Rio 2016. 

As imagens são todas polêmicas e mostram atletas remando no esgoto e turistas e competidores tendo diarréia e vômito. Em determinado momento do vídeo, até o Cristo Redentor é satirizado como se estivesse defecando na Baía. 

"Quando se candidatou a ser sede dos Jogos, o Rip prometeu ao COI eliminar 80% de esgoto da lagoa que receberá eventos de remo e canoagem e revitalizá-la. Mas isso não acontecerá porque faltaram comprometimento, fundos e energia. Não apenas a água está cheia de lixo mas também com vírus e bactérias", traz o vídeo do Tomonews. 
 
As imagens ilustram uma reportagem sobre as condições da água na Lagoa Rodrigo de Freitas e na Baía, com declarações do diretor de comunicações do Comitê Organizador Rio 2016, Mário Andrada, dadas à ESPN americana. 
 
"(A despoluição da Baía) não vai acontecer pois não houve comprometimento, fundo e energias necessárias para isso. Entretanto, temos algo que nunca tivemos, desejo público pela limpeza", afirmou Mario.
 
"Ninguém quer receber convidados em uma casa suja. Então, se você não conseguir atingir a meta, temos de seguir trabalhando até o último minuto para termos certeza que os atletas competirão em águas seguras", emendou o diretor.
 
Confira aqui o vídeo do Tomonews com narração em inglês.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook