Subsecretário garante 80% das UPPs seguras para visitas em 2016

Nadadores italianos que vieram para o Raia Rápida visitaram a Rocinha; passeios de estrangeiros são comuns nas favelas cariocas / Foto: Reprodução / Internet

Rio de Janeiro – As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas pelo governo estadual nas favelas cariocas não estão todas seguras para visitas dos turistas durante os Jogos Olímpicos de 2016. 
 
É o que afirma o subsecretário extraordinário de grandes eventos, da secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Alzir. “Dentre as que têm UPP, há 80% pacificada e temos 20% que apresentam algum nível de preocupação”, informou. 
 
“É uma curiosidade, normalmente o estrangeiro gosta de conhecer nossas favelas, porque elas são famosas. Nós temos 38 UPPs [Unidade de Polícia Pacificadora] instaladas, com nove mil policiais em atividade. O critério que utilizamos para visita é que, primeiro, se for para alguma favela, se houver essa curiosidade, essa necessidade, que vá para uma com UPP instalada”, disse Alzir em sessão na Câmara dos Deputados.
 
A segurança dos turistas é um tema que gera preocupação, já que são esperadas meio milhão de pessoas para os Jogos Olímpicos. A presidenta Dilma Rousseff, em visita recente aos EUA, afirmou aos jornalistas americanos que o Brasil está pronto para receber com segurança todos que vierem para as Olimpíadas. 
 
 “O Rio tem uma tradição muito grande de atendimento ao turista. realizamos todos os anos o Réveillon e o carnaval, recebendo gente de todos os lugares. Somos sempre bem avaliados, a despeito da imagem negativa que o Rio de Janeiro tem no cenário nacional e internacional. Isso se deve muito em função das redes sociais, por vezes descolada dos números oficiais. Até por ser uma caixa de ressonância do Brasil, tudo o que acontece no Rio ganha uma repercussão muito maior que ocorre nas outras cidades”, concluiu o subsecretário.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook