Tocha chega a Fernando de Noronha acompanhada de golfinhos

Mais de 50 golfinhos acompanharam a passagem da tocha nas mãos da condutora Zaira Matheus / Foto: Rio 2016 / Fernando Soutello

Rio de Janeiro - Um dos mais belos destinos turísticos e ecológicos do Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) foi palco do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 neste domingo (5). A chama Olímpica partiu de Natal (RN) e chegou à ilha de avião, recebida na Praia do Sueste por biólogos do Projeto Tamar.

Nascido e criado em Noronha, o fiscal ambiental Gilvânio da Silva conduziu a tocha pela praia deserta em companhia de duas tartarugas. "Elas sobrevivem fora da água por semanas. São um tanque de guerra, só precisam de hidratação e proteção contra o sol", explica o biólogo Felipe Bortolon. O Projeto Tamar já catalogou mais de mil tartarugas verdes e 573 tartarugas penteadas em Noronha.

Em seguida, a chama Olímpica foi de saveiro ao encontro dos golfinhos da ilha. A condutora Zaira Matheus levou a tocha na proa da embarcação, sendo acompanhada por mais de 50 golfinhos que nadavam na divisa entre os mares de dentro e de fora, na região das Ilhas Secundárias.

“É difícil selecionar o que tem de mais lindo no mar de Fernando de Noronha. Mas o momento mais especial é quando você está mergulhando e os golfinhos aparecem. Eles nadam ao seu lado, olham nos seus olhos, parecem que nos dão a permissão de estar aqui. Isso é incrível”, comenta a bióloga e especialista em fotografia subaquática, que vive na ilha desde 1999.

Após passear de canoa havaiana pelas praias da Cacimba e do Sancho, onde foi conduzida pelo surfista Patrick Tamberg Amarante, a chama foi levada por Carol Barcellos, repórter esportiva e apresentadora da TV Globo e uma das protagonistas do programa Planeta Extremo.

“Eu amo Noronha, tenho uma relação especial com esse lugar e com as pessoas daqui. Trouxe minha filha para me acompanhar. E eu, que trabalho com esporte e amo esporte, estou sentindo um gostinho do que é ser atleta. Especial demais essa experiência”, celebrou Carol, que percorreu a área que vai do forte até a Vila do Remédios.

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook