Tocha olímpica ficará uma semana na Grécia antes de vir para o Brasil

Chama será acesa em Olímpia, na Grécia, como manda a tradição / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O revezamento da tocha olímpica, uma das ações mais tradicionais envolvendo os Jogos, já tem data para iniciar: 21 de abril de 2016. A chama será acesa, como manda a tradição, na cidade grega de Olímpia, e rumará durante uma semana até a capital Atenas, anunciou o Comitê Olímpico Internacional (COI). 
 
Apresentada oficialmente no mês passado pela presidenta Dilma Rousseff, a tocha só virá ao Brasil no dia 27 de abril, através dos representantes do Comitê Rio 2016, que transportarão o foto olímpico de avião. 
 
Segundo o COI, o revezamento por aqui começará a partir do dia 3 de maio, em Brasília. Será uma viagem longa, de 95 dias, passando pelas mãos de 12 mil pessoas num trecho de 20 mil quilômetros. 
 
O objetivo é "aumentar a participação do povo brasileiro nos Jogos, poder contar histórias o país e promover celebrações diárias", afirmou o Comitê Olímpico do Brasil (COB). A tocha passará por 83 cidades, incluindo as 23 capitais brasileiras.
 
Em 5 de agosto, a chama finalmente chegará ao seu destino final, o estádio do Maracanã, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpico. Um dos maiores mistérios, então, será revelado: o escolhido ou escolhida para acender a pira olímpica, que será apagada somente na cerimônia de encerramento, no dia 21 de agosto.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook