Uberlândia é cidade mineira com maior número de países em preparação para o Rio 2016

Estruturas hoteleira e esportiva, aliadas à facilidade logística, foram decisivas para a vinda de atletas da Irlanda, Bélgica, Sérvia e, agora, do Egito / Foto: Ascom / PMU

Uberlândia - O Egito é o quarto país a escolher Uberlândia para a ambientação e treinamento de seus atletas para a Olimpíada do Rio.
 
Os comitês olímpicos da Irlanda, Bélgica e Sérvia já haviam confirmado a cidade do Triângulo Mineiro como sede na preparação para os jogos. Assim, Uberlândia passa a ser o município do Estado de Minas Gerais com maior número de delegações na fase de preparação para os Jogos Olímpicos.
 
O primeiro país a iniciar os treinamentos em Uberlândia será a Sérvia, que desembarca na cidade no dia 2 de julho com sua equipe de natação. No dia 5, chega a equipe egípcia de natação; no dia 18, os atletas da Bélgica (atletismo, natação, judô, taekwondo e triatlo); e, no dia 24, a equipe irlandesa que disputará a Olimpíada nas modalidades de atletismo, natação e pentatlo moderno. Um mês depois, Uberlândia hospedará os atletas da seleção paraolímpica da Irlanda que disputam provas de atletismo, natação, ciclismo, paracanoagem, futebol de sete e tênis de mesa.
 
"A confirmação de Uberlândia como sede de treinamentos de equipes olímpicas reforça que a cidade tem o reconhecimento para atender as exigências internacionais", afirma o prefeito Gilmar Machado.
 
Os atletas vão ficar de 5 a 30 dias na cidade. Serão utilizadas as estruturas de clubes, do estádio municipal, de lagos, represas, além de pistas específicas para corrida, ciclismo, triatlo e canoagem. Ao todo serão cerca de 250 estrangeiros, entre atletas e comissões técnicas, que ocuparão três dos principais hotéis da cidade.
 
Os locais em que os atletas olímpicos irão treinar são o Praia Clube (todas as delegações nas modalidades natação, judô, taekwondo, triatlo, pentatlo moderno e tênis de mesa), Sesi Gravatás (atletas de atletismo, triatlo e pentatlo moderno das delegações belga e irlandesa), Parque do Sabiá (delegações belga e irlandesa de atletismo), Estádio Municipal (atletas paraolímpicos de futebol de sete da Irlanda), Recanto das Águas (equipe irlandesa de paracanoagem), Haras Graal (delegação da Irlanda de pentatlo moderno) e Rodovias do entorno da cidade (ciclismo paraolímpico e triatlo irlandês e belga).  
 
"O que chamou a atenção dos países que escolheram Uberlândia foi a infraestrutura. Os locais de treinamento para ciclismo, atletismo, canoagem estão interligados, garantindo excelente mobilidade por todo o município", disse Gilmar Machado.
 
A chegada das delegações olímpicas a Uberlândia movimenta a economia e oferece uma oportunidade única de intercâmbio aos atletas locais. Faculdades de educação física e escolas de idiomas da cidade fazem parte, como voluntários, das equipes de apoio às delegações e aos comitês olímpicos estrangeiros.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook