Um ano para os Jogos: escolas do Rio desfilam em Madureira

Desfile celebrou o marco de um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016 / Foto: Rio 2016 / Daniel Ramalho

Rio de Janeiro - O Parque Madureira, na Zona Norte da cidade, amanheceu no clima dos Jogos Olímpicos. Um desfile especial organizado pelas coordenadorias regionais de educação em parceria com a prefeitura do Rio celebrou o marco de um ano para os Jogos Rio 2016. O evento reuniu cerca de 800 alunos de 130 escolas municipais, que deram uma verdadeira “aula” sobre a história dos Jogos, os esportes Olímpicos e os países que já sediaram o maior evento esportivo do mundo.

Abrindo o evento, a guarda municipal entrou com a bandeira Olímpica, assim como manda o protocolo. Embalados ao som de “Os Grandes Deuses do Olimpo Visitam o Rio de Janeiro”, de Arlindo Cruz, e ao batuque dos percussionistas da escola municipal Rosa Bettiato, os primeiros alunos passavam com as bandeiras dos “países da Europa que foram sede dos Jogos”, tema principal escolhido para o desfile.
 
Símbolos históricos do evento, como a figura do Barão Pierre de Coubertin e a tocha Olímpica, também foram lembrados. A escola Almirante Braga de Faria, da aluna Yasmin Rosa, levou a tarefa tão a sério que inclusive fabricou uma “réplica” da tocha Olímpica Rio 2016.
 
“Foi muito legal desfilar com a tocha. É uma coisa que nunca vou esquecer”, afirmou a aluna, de 14 anos.
 
O empenho de William da Silva também impressionou durante o evento. Representando a “estátua da Educação Física”, o aluno desfilou com o corpo pintado de prateado.
“Já sabia que iriam me pintar, mas o vice-diretor da escola ajudou e deu tudo certo. Foi muito emocionante participar. Fiquei muito feliz de ver que o povo estava me aplaudindo”, disse o estudante, que espera assistir a “todos os esportes” durante os Jogos Rio 2016.
 
Os alunos do Transforma, programa de educação do Rio 2016, também participaram, compondo a “ala” que representava os valores Olímpicos – excelência, amizade e respeito - e Paralímpicos – igualdade, determinação, coragem e inspiração.
 
O desfile seguiu, então, com a homenagem às edições europeias dos Jogos, desde Atenas 1896 (primeira da Era Moderna), até os Jogos Londres 2012 (os últimos antes do Rio), destacando costumes e esportes mais populares em cada região.
 
A escola Municipal Espírito Santo, por exemplo, homenageou os Jogos da Antuérpia, realizado em 1920, ao simular o tiro com arco em ação.
 
“O desfile foi muito bom, um pouco cansativo, mas valeu a pena. A gente ensaiou muito, a primeira vez foi difícil, mas depois foi legal”, contou o aluno Luciano, que espera assistir às competições do esporte, antes desconhecido para ele e seus colegas.
 
Alguns estavam tão empenhados em demonstrar seus esportes que montaram uma quadra de jogo no meio do desfile – redes de voleibol e badminton e até representações de uma pista de atletismo e uma piscina entraram na apresentação.
 
Representando os esportes Paralímpicos, alunos de escolas dedicadas a pessoas com deficiência e com necessidades especiais também fizeram parte do desfile.
Para os professores, a iniciativa serviu para incentivar o espirito de coletividade e inclusão entre os alunos.
 
“Preparamos as crianças, organizamos cores e coreografia, fizemos todo um trabalho sobre os Jogos Olímpicos. Isso ajuda as crianças a entenderem um pouco mais da história (dos Jogos) e vivenciarem desde agora esse momento que vai ser único na nossa cidade”, afirmou Marco Zolano, diretor da escola municipal Espírito Santo.
 
Para encerrar o evento, o mascote Vinicius fez a alegria da criançada ao apresentar a sua nova dança.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook