Zika faz rugby mudar regra para uso de uniformes

Capitãs das 12 seleções participantes da Série Mundial de Sete / Foto: Fábio / Aleixo

Rio de Janeiro – As atletas que participarão da Série Mundial de Sete, torneio internacional de rugby sevens que ocorrerá neste final de semana em Barueri com a presença de 12 seleções, poderão usar calças compridas e camisas com manga longa caso queiram. A alteração no uniforme se deve ao temor pelo zika vírus, que domina o mundo esportivo.
 
Muitas das seleções que estarão em Barueri retornarão ao Brasil em agosto, para os Jogos Olímpicos, motivo pelo qual querem ter a chance de estarem adaptadas às condições climáticas e, também agora, sanitárias e de saúde pública.
 
A União Mundial de Rugby (World Rugby) fez algumas outras recomendações, além de ter permitido o uso de roupas compridas. Em documento emitido pela entidade às delegações, também é aconselhado o uso de repelentes para a prevenção da doença.
 
O cancelamento do torneio em Barueri chegou a ser cogitado, mas o risco avaliado não foi tão grande. A capitã da equipe inglesa, Alice Richardson, disse ao UOL que não teme contrair zika durante o campeonato. "Nosso estafe médico foi brilhante e recebemos todas as informações sobre o zika. Pudemos tomar a decisão se viríamos ou não. Estamos muito tranquilas. E acho que não deveremos usar mangas compridas nem calças pois está muito quente aqui", afirmou.
 
"Estamos usando repelente. Já fizemos duas atividades ao ar livre aqui e não tivemos nenhum tipo de problema. Pensoq ue não estaríamos aqui se pudesse acontecer alguma coisa", completou Shannon Parry, capitã da Austrália.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook