Academia forma 85 treinadores de três modalidades olímpicas

Profissionais de atletismo, ginástica artística e natação recebem certificado do Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do COB / Foto: Heitor Vilela / COB

Rio de Janeiro - Foram dois anos de muito estudo, prática, dedicação e aprendizado. Nesta quarta-feira, dia 26, veio a recompensa. O Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de seu departamento de Educação, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), entregou para 85 profissionais de atletismo, ginástica artística e natação o certificado de conclusão da primeira turma da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). 
 
A cerimônia de formatura foi realizada no auditório da entidade, no Rio de Janeiro, e contou com a presença, além dos alunos, do diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire; do diretor do IOB, Augusto Heleno; da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende; do superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo, Antonio Carlos Gomes; do presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Jorge Steinhilber; e do treinador campeão olímpico Nélio Moura, representando os consultores de honra da ABT, entre outros.
 
Dos 85 treinadores que finalizaram a ABT, 28 são do atletismo, 26 da ginástica artística e 31 da natação. Alguns dos principais profissionais do país nestas modalidades participaram da turma inaugural do curso, entre eles Marcos Goto, treinador do ginasta campeão olímpico Arthur Zanetti; Leonardo Finco, coordenador da Confederação Brasileira de Ginástica e ex-treinador do atleta olímpico Mosiah Rodrigues; Fernando Vanzella, ex-treinador dos nadadores Thiago Pereira e Joanna Maranhão; e Arilson Silva, ex-treinador do finalista olímpico Bruno Fratus e do medalhista mundial Felipe França.
 
"Formar gestores, apoiar atletas em todos os níveis e aperfeiçoar treinadores dentro do conceito do esporte de alto rendimento são os três pilares educacionais que permitirão ao esporte brasileiro dar um enorme salto de qualidade. Desde que assumi o COB, incluí a Academia Brasileira de Treinadores entre meus sonhos. Hoje transformado em realidade pelo Instituto Olímpico Brasileiro, estou certo de que os profissionais nela formados terão atuação fundamental na busca dos resultados que tanto almejamos", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.
 
Neste módulo final da ABT, antes de receberem seus certificados, os treinadores apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para especialistas da área. Marcos Goto falou sobre o planejamento utilizado para chegar ao ouro olímpico de Arthur Zanetti. Curiosamente, os alunos escolheram, por meio de votação interna, o nome do campeão olímpico treinado por Goto para nomear oficialmente a turma.
 
Mesmo para o consagrado treinador, o curso foi considerado um diferencial na carreira. "Um curso deste nível faz toda a diferença. Aliar a parte acadêmica ao esporte é muito importante. Foi um grande esforço, mas para adquirir conhecimento muitas vezes temos que abrir mão de certas coisas. E, principalmente, se você quer treinar um atleta de alto nível, você tem que estudar", afirmou Marcos, emocionado com a escolha do seu pupilo como homenageado da primeira turma da ABT. "Fiquei muito surpreso em escolherem o nome do Arthur para a turma. É legal, porque é o reconhecimento de todo o trabalho que fizemos", disse o treinador campeão olímpico.
 
Para concluírem o curso, os 85 treinadores passaram por uma verdadeira maratona de dois anos de intensas atividades. No total, foram 750 horas de aula, que incluíram oito módulos presenciais e outros três à distância, voltados para duas áreas: Desenvolvimento Esportivo e Aperfeiçoamento Esportivo.
 
A programação incluiu ainda três módulos de estágio prático com especialistas nacionais e treinadores de referência mundial que vieram ao Brasil passar suas experiências aos alunos da ABT. No total, 19 treinadores renomados internacionalmente, entre eles Brett Hawke, que trabalhou com o nadador Cesar Cielo, transmitiram seus conhecimentos para os alunos da ABT.
 
"Ao concluírem o primeiro curso para treinadores de alto rendimento sob a chancela do Comitê Olímpico do Brasil, vocês, a partir de hoje, entram para a história do esporte olímpico brasileiro. Vocês serão desde já polos de irradiação de conhecimento em suas respectivas modalidades, porque estão preparados, na teoria e na prática, para liderar equipes multidisciplinares", afirmou Augusto Heleno, diretor do Instituto Olímpico Brasileiro.
 
A segunda turma da ABT, que atende aos profissionais de judô, lutas associadas e taekwondo, está em atividades desde dezembro de 2013 e tem formatura prevista para novembro de 2015.
 
Todos os participantes da ABT são profissionais de Educação Física, devidamente registrados no Confef e, preferencialmente, filiados à Confederação Brasileira da respectiva modalidade. Para ingressar na ABT, os treinadores passaram por um processo seletivo. O curso é inteiramente financiado pelo COB, através de bolsas concedidas aos treinadores.
 
Academia Brasileira de TreinadoresA Academia Brasileira de Treinadores é um curso de capacitação com o objetivo de complementar, por meio de atividades educacionais, a formação profissional de treinadores do esporte de alto rendimento e do esporte de base, de forma a contribuir para a conquista de resultados no esporte olímpico.
 
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook