Americanos pedem que Rússia seja investigada em todos os esportes

Casos de doping na Rússia devem ser investigados para além do atletismo, pedem americanos / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – Enquanto o atletismo da Rússia segue suspenso das competições internacionais e, até segunda ordem, das Olimpíadas Rio 2016, devido ao escândalo de doping envolvendo esportistas e autoridades do país, atletas dos Estados Unidos vieram a público pedir que o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Wada (Agência Mundial Antidoping) investiguem os russos em todas as modalidades.
 
Por meio de carta aberta enviada às duas entidades e assinada pela presidente do conselho do Comitê Olímpicos dos EUA, a atleta olímpica Sarah Konrad, os esportistas direcionaram o pedido ao presidente do COI, Thomas Bach, e ao presidente da Wada, Craig Reedie. O documentou foi divulgado pela Associated Press.
 
"Com a evidência de doping tendo apoio do Estado em todo o território da Rússia, com a corrupção, a ineficiência dos testes e com atletas correndo grande risco profissional, agora é o momento exato para uma investigação minuciosa. O movimento para um esporte limpo está em uma encruzilhada. Os atletas de todo o mundo estão olhando e esperando", traz a carta.
 
A principal motivação para a iniciativa dos atletas americanos foi a divulgação da primeira parte de um extenso relatório produzido por uma comissão independente da Wada e divulgado no fim de novembro. Nele, um escândalo envolvendo o acobertamento de doping no atletismo russo acabou levando à suspensão do país no atletismo.
 
Antes, o então presidente da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), Lamine Diack, havia sido provisoriamente preso e acabou sendo destituído de seu cargo na entidade. A acusação era de que Diack havia fechado os olhos para o esquema e até aceito propina em troca de acobertar os russos.
 
O atual presidente da Iaaf, Sebastian Coe, comandou a divulgação da segunda parte do relatório, feita à imprensa em Munique, na Alemanha, neste mês. Nele, a comissão julga que a corrupção “não pode ser atribuída somente a algumas maçãs podres que atuam de forma isolada”.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook