Anabolizante? Primeiro doping olímpico foi causado por cerveja

Uso de cerveja foi causa de primeiro doping olímpico / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Cada vez mais comum nos noticiários, o polêmico uso de doping em competições esportivas não é novidade do nosso tempo. Nem começou pelo uso de drogas, anabolizantes e medicamentos que aceleram o metabolismo ou contribuem para um melhor desempenho nas pistas. 

O primeiro uso registrado de doping nas Olimpíadas foi causado, acredite, pelo uso de cerveja. O sueco Hans-Gunnar Liljenwall, aos 27 anos, foi pego com álcool nos Jogos de 1968, na Cidade do México. 

Segundo ele, apenas duas cervejas; segundo os resultados, um pouco mais. “Só tomei duas cervejas antes da prova de tiro para ficar mais calmo”, explicou o atleta do pentatlo moderno. A prática era comum antes das provas de tiro, segundo relatos. 

Foi a primeira vez que o exame antidoping foi utilizado nas Olimpíadas. No teste de Liljenwall, foi detectado 0,81 grama de álcool por litro de sangue, o que equivale a três ou quatro latas de cerveja em um corpo masculino médio.

Com o resultado, a Suécia perdeu a medalha de bronze que havia conquistado na prova. Depois, o próprio treinador declarou que outros atletas haviam bebido antes da competição, mas foi Liljenwall que entrou para a história com o primeiro caso de doping das Olimpíadas. 

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook