Atleta paraolímpico vai de título à morte fulminante em cinco dias

Joseano Felipe / Foto: Divulgação / CPB

Rio de Janeiro – Uma tragédia abalou o mundo do esporte nesta quinta-feira. Joseano Felipe, atleta paraolímpico do levantamento de peso que havia conquistado o título na Copa do Mundo, no último final de semana, no Rio, foi encontrado morto por seu filho, Phelippe Michel. O atleta teve dores no peito e foi vítima de um enfarto fulminante.
 
"Mais que o atleta, a gente perde um amigo. Há uma semana a gente estava junto, ele estava fazendo brincadeiras. Quem o conhecia bem sabia o quanto ele era determinado, que a grande meta dele era ir aos Jogos. Foi uma surpresa terrível", disse Rodrigo Braga, médico da seleção paraolímpica de levantamento de peso.
 
O título conquistado no Rio, na categoria até 107kg, havia lhe colocado na sétima posição no ranking mundial e rendido uma vaga direta para os Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, que serão disputados em setembro.
 
Seu crescimento impressionante no esporte nos últimos anos foi podado pela morte inesperada de Joseano. O atleta ficou paraplégico em 2000, quando tomou um tiro e perdeu o movimento das pernas, na época em que atuava pelo Bope do Rio Grande do Norte.
 
Não havia, nos exames clínicos, nada que indicasse problemas do coração. "Há pouco mais de duas semanas nós fizemos um teste de resistência. Ele foi o melhor da seleção e ainda brincou que entre os mais pesados ele se saiu melhor. Os resultados não apresentaram nenhum problema", disse Valdecir Lopes, treinador da seleção.
 
"Ficamos extremamente chocados com a notícia do falecimento do halterofilista Joseano Felipe. Mais do que o grande atleta que foi, é importante ressaltar e relembrar o homem, a pessoa. Nossos pensamentos estão com a família para que possam suportar este momento de dor", emitiu, via nota oficial, Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook