Atletas reúnem assinaturas para que skate não vire olímpico

Modalidade não tem apoio de skatistas para integrar Tóquio 2020 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Uma petição disponibilizada na internet se coloca contra a inclusão do skate do calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Além do esporte, softball, beisebol, escalada, caratê e surfe estão dentre as modalidades que podem ser incluídas nas próximas Olimpíadas.
 
A iniciativa partiu dos atletas praticantes. “Com todo respeito aos atletas olímpicos. Mas acreditamos que o envolvimento das Olimpíadas vai mudar a cara do skate, sua individualidade e liberdade para sempre”, pedem os skatistas no texto da reivindicação. O objetivo é que se reúna 10 mil assinaturas para serem entregues ao COI (Comitê Olímpico Internacional).
 
O plano de inclusão do skate nos Jogos prevê que ele seja disputado em um skate park, na modalidade street, na qual os atletas precisam manobrar em cima de obstáculos que simulam a configuração urbana, tais como muretas, corrimãos e escadas.
 
Se os skatistas não querem seu esporte nos Jogos, há quem queira e faça muito lobby para que isso acontece. O squash, por exemplo, que fazia grande esforço para convencer o Comitê Organizador de Tóquio 2020 (responsável por escolher os seis esportes finalistas dentre dezenas), não foi sequer sugerido ao COI.
 
Por mais que haja esse lobby contrário, a realidade é positiva para os atletas que criaram a petição. O fato de o skate ter duas federações internacionais dificulta que a modalidade seja escolhida para integrar o programa olímpico.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook