Brasil discute cooperação esportiva com Azerbaijão

Embaixador do Azerbaijão e Ministro do Esporte /  Foto: Paulino Menezes / ME

Rio de Janeiro - A cooperação esportiva entre Brasil e Azerbaijão, que vem se aprofundando nos últimos anos, foi o tema do encontro entre o embaixador Elnur Sultanov e o ministro do Esporte George Hilton, em Brasília. O diplomata azerbaijano ressaltou o interesse mútuo em prosseguir e aprofundar os compromissos entre os países.
 
“Viemos nos apresentar e parabenizar o novo ministro pelo cargo. Conversamos sobre o estado atual da cooperação esportiva entre os dois países, que já é forte, além das perspectivas futuras de encaminhamento dos acordos”, disse Sultanov.
 
Em novembro de 2014, os governos do Brasil e do Azerbaijão firmaram um plano de ação conjunta para o intercâmbio esportivo, que inclui a cooperação na organização de grandes eventos e na preparação de atletas, colocando em prática acordo assinado entre as nações em abril de 2013.
 
Dentre outras ações, o Azerbaijão ajudará o Brasil na preparação de atletas que disputam as modalidades de luta olímpica, esporte tradicional no país, enquanto os brasileiros transmitirão experiência na prática do futebol. Além disso, os dois países realizarão troca de experiências na organização de megaeventos.
 
O Azerbaijão será a sede dos Jogos Olímpicos Europeus deste ano. Em 2016, o país receberá uma prova da Fórmula 1, em circuito de rua na capital Baku, e o Campeonato Mundial de Xadrez. Em 2017, o Azerbaijão vai realizar os Jogos Islâmicos.
 
Ex-integrante da União Soviética, independente desde 1991, a República do Azerbaijão participou de cinco Olimpíadas e conquistou 26 medalhas: seis de ouro, cinco de prata e 15 de bronze.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook