Brasileiro de Barcelona-92 acompanha o sobrinho nos Jogos Escolares

Euripedes Iris Ferreira incentivou Gustavo Assunção Cruz a dar suas primeiras pedaladas / Foto: Divulgação / COB

Rio de Janeiro - Representante de Minas Gerais no ciclismo estrada dos Jogos Escolares da Juventude Londrina e Maringá 2015, etapa de 15 a 17 anos, Gustavo Assunção Cruz tem dentro de sua família o exemplo para alcançar o sucesso no esporte. O jovem de 17 anos é sobrinho de Euripedes Iris Ferreira, representante do Brasil na modalidade nos Jogos Olímpicos Barcelona 92. E foi sob o olhar atento do tio que Gustavo chegou em 13º na prova de resistência, disputado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, neste domingo, em Londrina, apenas sua segunda competição na modalidade.

Gustavo começou no esporte pedalando com o tio. Com o tempo os passeios foram sendo levados a sério e, um ano e meio depois, o morador de Frutal (MG) iniciou os treinos. Porém, diferentemente de Eurípedes, a modalidade escolhida foi o mountain bike. O ciclismo estrada servia apenas para ganhar velocidade, mas o bom desempenho o levou a competir no asfalto. Logo em sua primeira prova, o regional de Uberaba (MG), no início do ano, veio a classificação para os Jogos Escolares da Juventude.
 
Apesar do bom resultado na estreia e a participação na maior competição estudantil do Brasil, o ciclista não hesita ao apontar sua preferência no esporte.
 
"Vou seguir no montain bike. É muito difícil competir na estrada, os caras são muito fortes na reta. Sonho disputar os Jogos Olímpicos como meu tio, mas quero fazer isso no mountain bike", disse o tímido Gustavo.
 
E quem pensa que a decisão causou decepção no tio atleta olímpico se engana. Com toda a carreira profissional construída no ciclismo estrada, Euripedes voltou a pedalar e passou a acompanhar o sobrinho nos treinos e nas competições de mountain bike.
 
"Quando assisto o Gustavo competindo fico mais nervoso que ele. Mas agora quem me dá as dicas é o meu sobrinho. Comecei a competir no mountain bike e já fui campeão sub-50. Na hora do treino, um incentiva o outro", afirmou o experiente ciclista.
 
O ouro da prova de resistência em Londrina ficou com o ciclista do Paraná Ricardo Pereira Dalamaria, do Colégio Estadual Pedro Macedo, e o segundo lugar com Otávio Henrique dos Santos Correa, do Colégio José Veríssimo, do Pará. Gabriel Gonçalves Lara, do Colégio Anhanguera (GO), conquistou a terceira posição.
 
Na categoria feminina, o primeiro lugar ficou com Carolina Barbosa Alves do Nascimento, representante da Escola Estadual Cesarino Borba, de São Paulo. A segunda colocação foi para a paranaense Nicolle Wendy Borges, estudante do colégio Estadual Pedro Macedo e o terceiro lugar para a catarinense Letícia Alana Goede, do Colégio Sinodal De Blumenau.
 
O embaixador do ciclismo, Luciano Pagliarini, esteve no local, e elogiou o desempenho dos atletas. Natural de Londrina, ele lembrou do seu tempo de treinamento.
 
"Eu treinava exatamente nesse lugar, e ver esses atletas aqui vindo para a linha de chegada me arrepiou e me deixou muito orgulhoso. Na minha época de atleta eu tinha meus ídolos, e agora é muito gratificante saber que eu sou o ídolo desses jovens".
 
Luciano também destacou a importância dos Jogos Escolares para o crescimento dos atletas. "Os Jogos ajudam na formação do caráter desses jovens, na vivência, nas expectativas. Eles vão formar as pessoas que competirão no futuro", concluiu.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook