Cabo de guerra, bilhar, escalada... Confira esportes candidatos a 2020

Escalada é esporte popular no oriente / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Por mais que não seja tão frequente, a inclusão de novas modalidades esportivas no calendário olímpico ainda pode acontecer. Por isso, nesta sexta-feira, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020 divulgou a lista dos 26 esportes que se candidataram a integrar o programa. 

"Estudaremos as candidaturas e faremos a escolha em função da popularidade dos esportes, seu acompanhamento entre jovens e o maior potencial para promover o espírito olímpico", afirmou Yoshiro Mori, presidente do Comitê. 

Na lista aparecem esportes tradicionais, como o beisebol e o softbol, mas surpreende alguns esportes que hoje não parecem tão comuns, como o cabo de guerra (que, acredite, foi esporte olímpico em cinco edições, a última em 1920), bilhar e escalada. 

No dia 22 de junho será feita uma pré-seleção e, em agosto, na Sessão do COI, serão definidos os esportes que entrarão. Modalidades que não exijam construção de novas instalações também terão preferência. 

Confira abaixo a lista completa divulgada pela agência de notícias Associated Press (AP):

Beisebol-softbol, futebol americano, cabo de guerra, xadrez, dança esportiva, sumô, caratê, wakeboard, escalada esportiva, wushu (arte marcial), surfe, mergulho, esportes aéreos, flying disc (frisbee), polo, squash, wakeboard, bridge (jogo de cartas), floorball (espécie de hóquei na quadra), corfebol (espécie de basquete com bola de futebol), bilhar, corrida de orientação, netball (variação do basquete), bocha, raquetebol (variação do squash) e boliche. 

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook