Caravana do Esporte atende a 3 mil jovens do Grajaú

A Caravana do Esporte chega ao Grajaú, em São Paulo / Foto: Célia Santos/IEE

São Paulo - Ao longo do ano, o Instituto Esporte & Educação (IEE), em parceria com ESPN, UNICEF e DISNEY, passou por oito municípios brasileiros com o projeto Caravana do Esporte e das Artes. Agora, na nona e última etapa de 2015, a instituição leva seu trabalho para o Grajaú, bairro periférico da capital paulista. As atividades serão na terça (1º), quarta (2) e quinta-feira (3), no CEU Navegantes/Grajaú, extremo sul de São Paulo. A abertura oficial sera na segunda-feira (30/11), a partir das 19h30, no mesmo local.
 
Nesta etapa, o projeto conta com os patrocínios do Itaú, Ticket e Comgas, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal. Além das 3 mil crianças e adolescentes do ensino fundamental I e II do CEU e de escolas municipais da região sul de São Paulo, que participarão e serão atendidas pela Caravana, estão confirmados grandes nomes do esportes brasileiro, como os campeões Ana Moser, medalhista olímpica do vôlei; Talmo de Oliveira, medalha de ouro no vôlei e atual técnico do SESI-SP (vôlei feminino); Leonardo de Deus, medalha de ouro no Pan de Toronto na natação; Diogo Silva, do taekwondo e Soraia André, campeã pan-americana de judô. Adriana Sanchez, cantora e sanfoneira, e o grupo de hip hop e música afro Senzala Hi-Tech também participarão do evento.
 
Durante os três dias de evento, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de conhecer esses ídolos do esporte, alguns da música e outros da Disney, como Mickey e Pateta, interagindo e brincando com eles.
 
Serão oito mini estações esportivas, com as modalidades vôlei, futebol, basquete, tênis, handebol, taekwondo e natação; duas tendas de música e dança e o Cinema Disney com a participação dos personagens Mickey e Pateta. O Show da Caravana, gratuito e aberto à toda a comunidade, será na quinta-feira (3), a partir das 20h, no teatro do CEU Navegantes/Grajaú.
 
"As populações das periferias dos grandes centros são tão desassistidas quanto aquelas que estão em regiões isoladas ou mais distantes do Brasil, e que comumente a Caravana visita. Grajaú é um dos distritos com os mais baixos índices de qualidade de vida de São Paulo. A ida da Caravana pra lá é no sentido de mobilizar pessoas para pensar como esporte e arte podem ajudar na melhoria desses indicadores.", ressalta Alexandre Arena, um dos coordenadores do IEE.
 
Com 92 km², Grajaú tem dimensões de município e densa população, que o fazem ter o status de mais populoso da capital paulista, com 445 mil habitantes. Ou seja, seu número de habitantes é superior à cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, porém com uma área quase oito vezes menor.
 
Esporte - Diogo Siva, atleta olímpico do taekwondo brasileiro, já é considerado veterano na Caravana do Esporte. O esportista participou de diversas edições do projeto e, desde que esteve em sua primeira Caravana do Esporte, em Canindé de São Francisco (SE), Diogo passou a enxergar o esporte com outros olhos. "A primeira vez foi em 2007. Aquela foi uma fase de descoberta e eu aprendi muito com o esporte educativo. Eu sempre vivenciei o esporte de alto rendimento, então foi interessante conhecer essa possibilidade, do esporte trabalhado de maneira alternativa", comenta o atleta.
 
"Eu sou fruto do que a Caravana é. A ideia de oportunidade que o esporte dá é o que constituiu a minha carreira. E agora o que eu faço é tentar multiplicar essa educação e oportunidade que tive. Descobrir talentos não é algo difícil como colocam pra gente. Tudo é oportunidade", completa Diogo.
 
Já Leonardo de Deus visitará pela primeira vez as atividades da Caravana do Esporte. "Será uma experiência incrível poder estar com as crianças e dividir minha experiência, com uma equipe dedicada, levando para a casa das pessoas a nossa paixão e o melhor que o esporte pode oferecer", acrescenta.
 
Para Ana Moser, presidente do IEE, responsável pela metodologia do esporte educacional dentro da Caravana, "é sempre um desafio mobilizar educadores nos grandes centros urbanos". A medalhista olímpica do vôlei considera importante fomentar o esporte educacional na periferia das grandes cidades. "Assim, podemos garantir melhoria na qualidade de vida de crianças e jovens e avanços na educação", afirma.
 
Um dos principais objetivos das Caravanas é qualificar educadores e gestores para que ofereçam mais horas de educação física no currículo escolar, de forma inclusiva, e para que incluam o fazer artístico com música, dança, teatro e artes plásticas no cotidiano das escolas. Por isso, nos três dias de eventos professores da rede pública de ensino e educadores sociais da região participarão das formações em Esporte Educacional e Arte para Educar, também no CEU Navegantes/Grajaú. Os cursos serão sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h.
 
Serviço
Caravana do Esporte e das Artes - Grajaú - São Paulo (SP)
Datas: 1, 2 e 3 de dezembro
Local: CEU Navegantes/Grajaú (rua Maria Moassab Barbour - Cantinho do Céu)
 
Sobre a Caravana do Esporte - A Caravana do Esporte é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, cultura, esporte e lazer. Criado em 2005 pela aliança entre o IEE, ESPN Brasil e Unicef, o programa reúne professores, atletas, instituições e organizações esportivas da sociedade civil. Desde 2014, a Caravana conta com a parceria da Disney. O programa se traduz em ação de atendimento às crianças e adolescentes por meio de um evento esportivo educacional, pela formação de professores e educadores locais em Esporte Educacional e pela articulação política para a continuidade local através do envolvimento da comunidade e do poder público na construção de planos estratégicos.
 
Com a Caravana do Esporte também acontece a Caravana das Artes, que desenvolve atividades artísticas por meio da música, dança e teatro para as crianças e jovens das comunidades atendidas.
 
Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 2,6 milhões de crianças e adolescentes e mais de 20 mil professores da rede pública de ensino de municípios de 22 estados brasileiros. Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef, considerando-se o baixo IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano) e baixo IDI (Índice de Desenvolvimento da Infância). A metodologia é aplicada e coordenada pelo IEE e a ESPN Brasil transforma as visitas às cidades em documentários jornalísticos veiculados na grade de programação do canal. Itaú, Ticket, Comgas, Faculdade Estácio e Nike são alguns dos patrocinadores do projeto.
 
Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.
 
Dentre os parceiros privados do IEE estão Itaú, Petrobras, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Mondeléz International, Vale, Novelis, Roche, Fábrica de Cidadania/Ache, BTG Pactual, Cielo, Estácio, Monsanto, Ticket, Instituto Península, Correcta, CSN, Comgas, EBrasil, Nike, Santa Helena Alimentos, Eaton, Genzyme, Chevron e Munksjo.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook