Catar trata Jogos de 2028 como sonho depois de vários Mundiais

Thani Al Kuwari, secretário-geral do Comitê Olímpico do Catar / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – Um dos países que mais se beneficia da extração de seus campos de petróleo no mundo, o Catar tem ganhado espaço cada vez maior como país sede de diversos torneios esportivos. Para se consagrar de uma vez, a cereja do bolo são os Jogos Olímpicos de 2028, segundo o secretário-geral do Comitê Olímpico do país, Thani Al Kuwari.
 
Para 2028, o COI (Comitê Olímpico Internacional) ainda nem abriu o processo de candidatura. Mesmo assim, segundo Kuwari, o Catar tem se preparado para estar pronto quando chegar a hora.
 
“É um sonho, mas não há nada oficial. Falo que tenho um sonho e a imprensa diz que somos candidatos. Agora, é um sonho”, admitiu o dirigente do Catar, que já apresentou candidaturas – posteriormente derrotadas - para os Jogos de 2016 e 2020.
 
A preparação certamente envolve o país receber importantes torneios internacionais, sendo o mais importante deles a Copa do Mundo de futebol de 2022. Mas além do campeonato da FIFA, o Catar sediou, por exemplo, em 2015, o Mundial masculino de handebol e o Mundial de boxe, além do de atletismo paraolímpico.
 
Estão previstos ainda no calendário esportivo do país o Mundial de ciclismo de estrada deste ano, de ginástica artística em 2018, de atletismo em 2019 e o de esportes aquáticos, só em 2023.
 
“Nós escolhemos os esportes que queremos, não sediamos qualquer um. É uma forma de preparar o país, claro. Sonhamos, mas sonhamos trabalhando. Você tem que trabalhar para realizar o sonho”, completou Kawari.
 
A organização de diversos eventos esportivos faz parte do projeto “Catar 2030”, do governo federal, que pretende fazer com que o país evolua até o final da próxima década contando com pilares como desenvolvimento econômico, humano, social e ambiental.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook