Chefes de equipe são preparados para Toronto 2015 e Rio 2016

Próximo módulo do Curso de Capacitação de Chefes de Equipe será junho / Foto: Heitor Vilela / COB

Rio de Janeiro - O Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), na Urca, Rio de Janeiro, foi o local escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para o segundo encontro do Curso de Capacitação de Chefes de Equipe (CCCE), uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) e da Diretoria Executiva de Esportes da entidade. O CCFEx será a base de treinamento do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. 
 
Nesta quarta-feira, dia 4, gestores esportivos das Confederações Brasileiras Olímpicas e Pan-americanas participaram do segundo e último dia de encontro promovido pelo COB, como continuidade à preparação para as missões nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e no Rio 2016. O objetivo do CCCE é capacitar os Chefes de Equipe para que cheguem a essas competições melhor preparados para atuarem frente às diversas demandas que a função exige.
 
"Os Chefes de Equipe são profissionais fundamentais no processo de planejamento e operação da participação de cada modalidade esportiva em uma Missão. A proposta desse curso é mostrar a eles a responsabilidade da função. O Chefe de Equipe não é convidado para integrar uma Missão, ele é convocado. Eles são a ligação com os atletas e por isso têm um papel essencial dentro de uma Missão Olímpica", explicou Marcus Vinicius Freire, Diretor Executivo de Esportes do COB. 
 
O próximo encontro será realizado em junho e já contará com a definição dos Chefes de Equipe da delegação brasileira para os Jogos Pan-americanos, no Canadá, em julho.
 
Neste segundo módulo, os Chefes de Equipe conheceram detalhes do planejamento da missão para Toronto 2015 e debateram diversos temas relativos ao esporte olímpico. 
 
Dentre as principais atribuições dos Chefes de Equipe estão: Planejar, organizar, promover e avaliar a participação da delegação esportiva nos principais Jogos do Ciclo Olímpico, juntamente com o COB e as comissões técnicas de cada modalidade; Gerenciar processos e prazos estipulados pelo COB e pelas Confederações Brasileiras; Supervisionar treinadores, atletas e demais oficiais técnicos que compõem as Missões; Orientar os atletas sobre as questões e regras do Doping; entre outros.
 
O curso teve início em dezembro de 2014. Estão programados outros seis encontros presenciais até novembro de 2016, quando se encerram as atividades do CCCE.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook