Cidade de 17 mil habitantes conquista 10 ouros em 20 anos

Corredores treinam na cidade etíope / Foto: Reprodução

Rio de Janeiro - Qual o segredo para uma cidade de 17 mil habitantes ter conquistado 16 medalhas olímpicas, sendo dez de ouro, nas última seis edições dos Jogos, além de 30 pódios em Mundiais e muitos recordes?

Alguns elementos, como um bom caça-talentos e uma boa atitude ajudam a entender a aura de vitória que paira sobre a pequena Bekoji, localizada na região central da Etiópia. 

A cidade é conhecida como o celeito de atletas da elite das médias e longas distâncias no atletismo e, segundo relato do The Guardian, é uma cidade humilde, com a grande maioria das casas feitas de barro. 

Mas então se não é o dinheiro, o que faz de Bekoji um celeiro de campeões? Sua temperatura média, em torno dos 19°C, e os 2.800m acima do nível do mar, ajudam a explicar também. O local acaba se tornando por isso um cenário perfeito para o treino de atletas, que correm em condições bem mais favoráveis depois ao redor do mundo. 

Atletas renomados como Kenesisa Bekele e Tirunesh Dibaba, tricampeões olímpicos, nasceram na cidadezinha. "Não tem mágica. Eles trabalham duro, obedecem e comem muita cevada", conclui Sentayehu Eshetu, que vive há mais de 40 anos em Bekoji, e treina garotos e garotas que querem correr para melhorar de vida, inclusive campeões olímpicos.

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook