COB forma segunda turma da Academia Brasileira de Treinadores

Após mais de um ano de estudos teóricos e práticos, 76 treinadores de judô, lutas e taekwondo receberam seus diplomas / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico do Brasil (COB), através do Instituto Olímpico Brasileiro, realizou nesta quinta-feira, dia 19, a formatura da segunda turma da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). 
 
Após mais de um ano de estudos teóricos e práticos, 76 treinadores de judô, lutas e taekwondo receberam seus diplomas e um certificado de Treinador Nacional em Esporte de Alto Rendimento.  
 
Entre os alunos formados estão Rosicleia Campos (técnica da seleção brasileira feminina de judô); Expedito Falcão (treinador da campeã olímpica de judô Sarah Menezes); Douglas Vieira (medalhista de prata de judô em Los Angeles 1984); Luiz Shinohara (seis medalhas olímpicas como treinador de Judô); além dos treinadores das respectivas seleções nacionais das três modalidades.
 
Mesmo técnicos que já possuem uma medalha de ouro olímpica no currículo, como Rosicleia Campos, souberam tirar proveito do curso. Rosicleia desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso (TCC) com o tema “Evolução do Judô Feminino”. “Apesar de todos serem estudiosos em seus esportes, muitos treinadores não têm a experiência acadêmica. No meu caso, tive que colocar de uma forma acadêmica tudo o que eu vivi na prática, o que acabou gerando reflexões importantes. Foi uma experiência única e eu adorei”, disse Rosicleia.
 
Além da parte teórica, a ABT tem um importante programa de Estágios Internacionais, com o objetivo de promover a vivência da prática esportiva através de métodos e técnicas aplicados ao dia a dia do treinamento e competições. A segunda turma da ABT participou de estágios com treinadores consagrados. Entre eles um dos principais treinadores de Lutas e medalhista de ouro em Montreal 1976, o sérvio Momir Petkovic, campeão olímpico em Montreal 1976.  Além de Momir, mais 11 treinadores estrangeiros participaram dos estágios internacionais. Destaque para o britânico Neil Adams, duas vezes medalhista de prata no judô nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 84 e Seul 88; e o iraniano Bijan Moghanlou, eleito o melhor treinador da modalidade em todo o mundo neste ano. 
 
“O ponto alto do curso ministrado para essa turma foi o Estágio Internacional. Os treinadores que conseguimos trazer eram ídolos desses alunos, técnicos que fazem a diferença mundialmente. Isso motivou muito a todos”, disse Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro. “Essa turma é formada por alunos extremamente disciplinados e focados, até pela natureza das modalidades. Eles resolveram enfrentar o desafio de se qualificar com metas muito claras. O importante é que o curso auxilie e acrescente no dia a dia do trabalho desses treinadores. Pelo retorno positivo deles, alcançamos o nosso objetivo”, afirmou Soraya.
 
Todos os participantes da ABT são profissionais de Educação Física registrados no Conselho Federal de Educação Física e, preferencialmente, filiados à Confederação Brasileira da respectiva modalidade. Para ingressar na ABT, os treinadores passam por um processo seletivo. O curso é inteiramente financiado pelo COB, através de bolsas concedidas aos treinadores.
 
O medalhista olímpico no judô Flávio Canto ministrou aulas práticas para a turma do judô e esteve presente à formatura. “Acho essa iniciativa espetacular da Academia Brasileira de Treinadores. Aqui está a nata dos treinadores brasileiros ou quem pretende chegar à nata do judô, lutas e taekwondo buscando evolução com professores espetaculares. Os alunos ficaram muito bem impressionados e saem daqui com projetos que podem ser implementados imediatamente em suas instituições”, disse Flávio Canto. “O legado dos Jogos Olímpicos não pode ser apenas a conquista de medalhas. A ABT nos dá um exemplo muito bom do que deve ser o verdadeiro legado olímpico”, disse o medalhista em Atenas 04.
 
A terceira turma da ABT teve início em outubro deste ano e contempla as modalidades de atletismo, ciclismo, remo e canoagem, e tem formatura prevista para novembro de 2016. A primeira turma da ABT formou 85 técnicos de atletismo, natação e ginástica artística. Marcos Goto, técnico do campeão olímpico de ginástica Arthur Zanetti, foi um dos treinadores diplomados nesta turma.  
 
A Academia Brasileira de Treinadores (ABT) é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) e tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.
 
Esta edição do curso foi chancelada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Olímpico do Brasil (COB), Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Confederação Brasileira de Lutas (CBLA), Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook