COB lança 4ª edição do Programa de Carreira do Atleta

Foto: Divulgação

São Paulo - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou nesta quinta-feira, dia 5, os 22 participantes da quarta edição do Programa de Carreira do Atleta (PCA). A nova turma do PCA, antigo Programa de Apoio ao Atleta, traz um diferencial. Além dos 13 atletas em transição de carreira, o COB formará nove coaches, que servirão como orientadores de futuros integrantes do programa.
 

O PCA é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB, e visa preparar  atletas ou ex-atletas para uma transição de carreira mais eficiente, além de indicar o melhor caminho para o futuro ingresso no mercado de trabalho.

Fazem parte da quarta turma do PCA os campeões olímpicos Hélia “Fofão”, Ricardinho e André Heller, do vôlei, e Ricardo, do vôlei de praia, além das medalhistas olímpicas de vôlei de praia Juliana e Shelda. Completam o grupo Diogo Yabe (natação), Nayara Figueira (nado sincronizado), Jaqueline Mourão (ciclismo mountain bike, biatlo e cross country), Fabiano Peçanha (atletismo), Adrianinha e Guilherme Giovannoni (basquete) e Thiago Gomes (remo). 
 
Uma das mais vitoriosas atletas da história da modalidade no país, a ex-levantadora da Seleção Brasileira, Fofão, que encerrou a carreira em maio deste ano, elogiou a iniciativa do COB. “O PCA me conforta. No dia seguinte que você encerra a carreira como atleta bate um susto e demorei um pouco para entender a nova rotina. Por mais que você acha que está preparado, você não está. Ouvimos hoje os depoimentos de outros atletas que fizeram o PCA e é exatamente o momento que estamos vivendo. Saber o caminho que a gente vai seguir, tirar de dentro da gente aquilo que temos de capacidade. O PCA é uma sacada incrível para o atleta porque a gente realmente precisa de uma orientação”, ressaltou Fofão, que pretende continuar trabalhando em alguma função ligada ao vôlei. 
 
Através do PCA, os atletas são beneficiados por meio de diferentes serviços, visando à promoção educacional e ao suporte na transição de carreira, tais como: oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais; aquisição de bolsas de estudos em diferentes áreas; e processos de Coaching, tudo em busca de um plano de desenvolvimento de carreira profissional. 
 
Em três anos de programa, o COB já formou 33 atletas, que hoje atuam como gestores esportivos, comentaristas e empresários, entre outras funções. O programa atende atletas que ainda estão em atividade, mas já começam a pensar nos próximos passos profissionais. É o caso da jogadora de vôlei de praia Juliana, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012, ao lado de Larissa.
 
“Ainda não penso em parar, mas tive várias transições na minha vida. O PCA é algo novo para mim e uma oportunidade para abrir a mente e ter novas ideias para quando consolidar de vez a minha carreira como atleta. É um direcionamento para a minha vida atual e futura. Nós, atletas, estamos acostumados a atuar dentro das quadras, e agora atuaremos nas nossas vidas. Estou muito feliz por participar desse programa e espero concluir de uma maneira bacana. Não tenho dúvida que terei muitos aprendizados”, projetou Juliana.
 
O grande diferencial dess edição do PCA é a formação de nove coaches, entre eles os campeões olímpicos Emanuel, do vôlei de praia, e Fabi Alvim, do vôlei. Completam a lista Elisângela Adriano, do atletismo, Fabiola Molina, da natação, Jaqueline Godoy, do basquete, e Soraya Carvalho, da ginástica artística. Além destes, dois treinadores participantes da Academia Brasileira de Treinadores, Arnaldo de Oliveira, do atletismo, e Rodney Saraiva, do taekwondo. Os coaches assistentes serão capacitados para atender novos atletas e irão contribuir para a implantação dos Núcleos de Atletas de Alto Rendimento e de Jovens Talentosos do PCA.
 
“Admiro muito o IOB por sempre fazer algo novo. Acho que essa novidade de formar coachs assistentes vai fazer com que o conhecimento se alastre mais. Tive uma experiência muito importante quando fiz o PCA e agora aprendo mais ainda com o coach. Sou uma pessoa mais segura fora das quadras por causa desse trabalho e é um desafio gigante aprender um pouco a ser coach”, elogiou o campeão olímpico Emanuel, que cursou a faculdade de Marketing após orientações do coach Antonio Carlos Moreno na ocasião de sua primeira participação no PCA. 
 
Outro grande campeão que será capacitado pelo COB para tornar-se um coach é o ex-mesatenista Hugo Hoyama.“Para mim foi muito importante ter participado da primeira etapa do PCA. Me ajudou a escolher o caminho certo, que foi o de ser técnico da seleção feminina. Agora, com esse trabalho de coach, espero aproveitar mais essa oportunidade e ajudar a formar outros atletas e medalhistas. Esse é um trabalho muito importante do COB e do IOB para que o esporte continue crescendo. Quero seguir auxiliando o esporte de alguma maneira, independentemente de qual seja o caminho.”, destacou Hoyama, nove vezes medalha de ouro em Jogos Pan-americanos no tênis de mesa e atual treinador da equipe feminina nacional.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook