COI fará testes antidoping em amostras dos dois últimos Jogos

Richard Budgett, diretor médico do COI, garantiu as novas testagens / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – Na onda dos últimos casos de doping revelados, como a da tenista russa Maria Sharapova, o Comitê Olímpico Internacional (COI) resolveu que fará novos testes antidoping em centenas de amostras coletadas de atletas que competiram durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e de Pequim, em 2008.

 
"Nós queremos proteger os atletas limpos que estarão no Rio. Queremos ter certeza de que os atletas que trapacearam desde 2008 não vão competir", declarou Richard Budgett, diretor médico do COI.
 
As amostras são guardadas pelo COI, de sangue e urina, com o objetivo de analisá-las, futuramente, caso seja necessário, com métodos mais evoluídos, conforme o avanço da ciência antidopagem.
 
Caso as amostras atestem positivamente para o doping, os atletas podem sofrer punições, desclassificações e até perda de medalhas, não importando quanto tempo tenha passado. "Muitos atletas que devem estar no Rio terão suas amostras testadas novamente. Há algumas novas análises disponíveis, e as amostras estão na casa das centenas", emendou Budgett.
 
O processo de análise deve ser completado na próxima semana. "Se tivermos qualquer descoberta ruim, haverá um processo de punição, e os atletas pegos provavelmente não vão competir no Rio", finalizou.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook